A informação é do deputado Rômulo Gouveia que recebeu do ministro a garantia de que o Distrito vai receber a cobertura para telefonia móvel
O ministro Gilberto Kassab e o deputado federal Rômulo Gouveia (Foto: Divulgação)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, garantiu neste final de semana, durante vista à Paraíba, que vai tirar do isolamento digital e telefônico o Distrito de São José da Mata, garantindo que a localidade vai receber sinal de telefonia móvel. Ele atende um pedido formulado pela vereadora Ivonete Ludgério (PSD), o deputado estadual Manoel Ludgério (PSD) e reforçado pelo deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) e os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Raimundo Lira.
A informação é do deputado federal Rômulo Gouveia. Ele adiantou que recebeu do ministro a garantia de que o Distrito vai receber a cobertura para telefonia móvel. Gouveia adiantou que vai continuar buscando a cobertura para 100% do estado.
Lira destaca importância da vinda de dois ministros ao estado
Apesar de a Paraíba ter mais linhas telefônicas móveis que habitantes algumas regiões do Estado ainda não têm cobertura das operadoras, colocando estas localidades a margem dos avanços tecnológicos. Segundo Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), enquanto a Paraíba tem 337 mil linhas de telefones fixos, existem cerca de cinco milhões de linhas de telefone móvel no estado, número maior do que a estimativa de habitantes do IBGE, cerca de quatro milhões.
Ministros chegam a CG e se comprometem com obras hídricas e de mobilidade
Como muitas pessoas usam mais de uma linha de telefone celular, o número de habitantes com linhas móveis na Paraíba não passa de 85%, segundo a Anatel. Outro fator que contribui para que a tecnologia não chegue a 100% da população é o isolamento de algumas regiões que não têm cobertura com sinal para operação dos telefones móveis, mas o Distrito de São José da Mata vai sair destas estatísticas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014 mostrou que, pela primeira vez, o acesso à internet via telefone celular nos domicílios brasileiros ultrapassou o acesso via microcomputador. De 2013 para 2014, entre os domicílios que acessaram a internet (inclusive os que utilizaram mais de uma forma de acesso), o percentual dos que o fizeram por microcomputador recuou de 88,4% para 76,6%, enquanto a proporção dos domicílios que acessavam a internet por celular saltou de 53,6% para 80,4%. Agora, São José da Mata também terá a oportunidade de ter o mundo na palma da mão através dos smartphones.
Kassab na Paraíba – Rômulo Gouveia acompanhou o Ministro Gilberto Kassab em visita ao Instituto Nacional do Semiárido. Eles conheceram os complexos de laboratórios Celso Furtado e Miguel Arraes, localizados na Estação Experimental do Insa. Em seguida, na sede administrativa, assistiram a uma apresentação das ações de C,T&I planejadas pelo Instituto para o quadriênio 2016-2019.
Ainda no Insa, eles participaram de uma reunião com reitores de universidades, institutos de educação, ciência e Tecnologia, faculdades particulares, fundações, parque tecnológico da Paraíba e representantes de outros estados do Semiárido.
Em seguida a comitiva ministerial conheceu o trabalho que esta sendo desenvolvido pelo Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo, no Bairro Bodocongó, e os laboratórios de empresas parceiras. Ainda na área de tecnologia e inovação, Gilberto Kassab e Rômulo Gouveia, conheceram o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da UEPB.
Dando prosseguimento à agenda de visitas a áreas técnicas ligadas a ciência e tecnologia, Gilberto Kassab e Rômulo Gouveia visitaram a Escola Técnica Redentorista e um moderno laboratório na Universidade Federal de Campina Grande.
Na Câmara Municipal, o ministro Gilberto Kassab recebeu o Título de Cidadão Campinense. A propositura da homenagem foi do vereador Marinaldo Cardoso. A sessão foi presidida pelo vereador Pimentel Filho e contou com a presença de vários vereadores e autoridades municipais, estudais e federais, dentre elas o senador Cássio Cunha Lima.
Encerrando a programação, Rômulo Gouveia prestigiou a abertura do Maior São João do Mundo pelo prefeito Romero Rodrigues no Parque do Povo.
Fonte: ASCOM
Créditos: ASCOM