Deputada bolsonarista

Justiça eleitoral forma maioria para cassar mandato de Zambelli e deputada pode ficar inelegível

Justiça eleitoral forma maioria para cassar mandato de Zambelli e deputada pode ficar inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta sexta-feira, 13, por desinformação eleitoral em 2022. O placar foi de 4 a 0, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista – mais tempo para análise. Zambelli poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são da Folha de S. Paulo.

A ação que pode a deixar inelegível é referente a uma investigação judicial eleitoral movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Se o resultado do TRE seguir favorável à sua cassação, Zambelli pode ficar inelegível por oito anos, contados a partir do ano do pleito de 2022, e perde seu mandato como deputada federal.

Votaram o relator Encinas Manfré, que é corregedor-regional eleitoral de São Paulo, e os juízes Cotrim Guimarães, Langroiva Pereira e Silmar Fernandes. Já a magistrada Maria Cláudia Bedotti pediu vista. 

Ao jornal, em nota após a sessão, Zambelli disse que “nada mudou”: “Vamos continuar fazendo um bom trabalho, pelas quase 1 milhão de pessoas que acreditaram em mim. A Justiça de Deus está agindo e continuará agindo até o fim desse processo”.

“Por enquanto, a maioria está formada, no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido com o pedido de vista que foi feito”, complementou. 

Carla Zambelli foi a terceira deputada federal mais votada no país, considerando as últimas eleições. Ela obteve 946 mil votos.

Fonte: Terra