O deputado federal Julian Lemos (PSL) se disse favorável às mudanças na legislação eleitoral que estão em pauta no Congresso Nacional. Em conversa com a redação do Polêmica Paraíba, o presidente estadual do partido vê como positivas as possíveis chegadas do voto auditável e a implantação do ‘distritão’ para as eleições de 2022.
“Voto auditável acho que é muito bem-vindo. Acho que tudo aquilo que você possa fazer uma conferência, fortalece a democracia. Então eu sou favorável e com certeza serei. Sou entusiasta disso e irá ter meu voto favorável”, explicou Julian.
Sobre a proposta do ‘distritão’, que na prática transformaria as eleições para os cargos de deputado estadual, deputado federal e vereador no sistema majoritário, onde é eleito aquele candidato que obtiver mais votos, Julian se disse mais uma vez favorável à mudança. Para ele, o País precisa passar por uma minirreforma política, e o primeiro passo para dela seria a implementação do voto majoritário.
“Eu acho que o processo democrático é aquele que quem tem mais votos, vence. E tem meu voto. Hoje eu sou defensor do voto ‘distritão’ […]. A vontade soberana do voto, que é a maioria e que faz parte do processo democrático, não acontece nesse modelo atual”, respondeu.
Julian considera como injusto o sistema proporcional onde candidatos com votação expressiva não conseguem ser eleitos, perdendo a vaga para aqueles com menor número de votos, mas que foram beneficiados pela quantidade de votos que o seu partido político obteve.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba