Um projeto de indicação pretende instituir o programa “Doadores do Futuro” em todas as escolas da rede pública municipal de ensino de João Pessoa. A matéria, apresentada pelo vereador Lucas de Brito (DEM), tem a intenção de conscientizar os alunos da rede pública sobre a importância da doação voluntária de sangue. O texto foi encaminhado para apreciação do Poder Executivo.
Segundo a matéria, deverão participar do programa, pelo menos uma vez durante o curso, alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede pública municipal. O projeto prevê ainda que, durante o período de aulas, sejam promovidos cursos de orientação e conscientização sobre a doação, inclusive no que diz respeito à idade mínima de 16 anos para doar.
“Nossa intenção é estimular o desenvolvimento de um trabalho educativo, conscientizando os alunos sobre a importância da doação voluntária de sangue, através de realização de palestras e eventos, promovendo, inclusive, o envolvimento de educadores no processo de formação de futuros doadores”, pontua o autor da proposta.
Lucas de Brito ressalta que preparar crianças e jovens para o exercício da cidadania deve ser objeto de políticas públicas. Nesse sentido, em se tratando de sangue, é necessário que as doações ocorram de forma contínua, visto que a quantidade de doações é insuficiente para atender a demanda da população. “Doar sangue é doar vida, tendo em vista que muitas pessoas dependem disso por questões de saúde. É um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo”, finaliza.
Assessoria