Média móvel atingindo recorde, mortes em alta e leitos de UTI lotados na grande maioria das capitais. Um ano após o Sars-Cov-2 chegar ao Brasil, o país vive seu pior momento. Enquanto os governadores tentam, ainda que de forma branda, impor restrições para evitar a propagação da doença, o presidente e sua equipe sabotam os chefes dos Executivos estaduais e a própria população.
O vírus não é seletivo e já atingiu de forma fatal a classe política. Na Paraíba, o senador José Maranhão e o deputado estadual João Henrique não resistiram as complicações. No cenário nacional, o caso do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, que venceu as eleições na UTI, mas faleceu em dezembro ganhou repercussão. E, recentemente, o senador Major Olímpio também foi vítima da doença aos 58 anos.
Na esperança que tudo isso passe e a vida possa voltar ao normal, só mesmo a vacina. A imunização segue em ritmo lento e a faixa etária que está sendo vacinada varia de cidade para cidade. Em João Pessoa, na sexta-feira (19), a capital começou a imunizar os idosos a partir de 70 anos.
Enquanto o negacionismo toma conta de setores ligados ao Governo e seus apoiadores, e as notícias falsas continuam circulando em torno da vacina, as personalidades, sejam artistas, esportistas ou políticos, podem exercer um papel importante para incentivar a imunização. Além de fortalecer a campanha pela vacinação, é importante dar o exemplo se vacinando. Evidente que na sua vez. Entre os políticos paraibanos, alguns já estão na faixa etária de serem imunizados e outros já receberam, pelo menos, a primeira dose.
A deputada estadual Dra. Paula (PP), aos 71 anos, já pode receber a primeira dose, caso seja em João Pessoa. Em seu recinto político, Cajazeiras, ela está na expectativa, a imunização na cidade está na faixa etária dos 74 anos. Já o deputado federal Frei Anastácio (PT) não respondeu ao contato da reportagem. Aos 77 anos, é outro que já pode ser imunizados. Assim como os senadores Ney Suassuna (Republicanos), que tem 79 e Nilda Gondim (MDB), aos 74.
Luiz Couto (PT), ex-deputado federal e ex-secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, foi vacinado na quinta-feira (11/03), aos 76 anos. Após receber o imunizante, o ex-deputado resgistrou uma foto em suas redes sociais e incentivou a população a se imunizar: “A única maneira para sairmos desse pesadelo que aflige o povo brasileiro é a vacinação em massa. Confie na ciência! Quando a vacina estiver disponível para seu grupo, não tenha dúvidas, VACINE-SE!”, publicou o petista.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Polêmica Paraíba