"Amigues" e "Todes"

"IMBECILIDADE": Vereadora Eliza critica utilização de pronomes neutros em novela: "Estão querendo idiotizar o povo brasileiro"

A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), se envolveu em mais uma polêmica nesta segunda-feira (4). Desta vez, a parlamentar criticou publicamente a decisão da Rede Globo em utilizar pronomes neutros na próxima novela da emissora. Segundo Eliza, a posição da Globo é “mais uma forma de manipulação de massas”.

“Uma imbecilidade. Estão querendo ‘idiotizar’ o povo brasileiro. A linguagem neutra começou a adentrar nos guetos, entre as pessoas do ativismo homossexual. Depois nos eventos maiores. [Agora] Está adentrando nas escolas. Alguns professores, inclusive de universidade já estão se dirigindo nas escolas aos seus alunos na linguagem neutra. Agora as TVs, para completar, nas novelas”, disse.

Segundo Eliza, a veiculação desses termos nas novelas “pega em cheio a camada menos instruída” da população.

“Pega em cheio a camada menos instruída, vamos dizer assim, e que cai nessa coisa absurda que a TV tenta. Quanto mais burros, mais é fácil de manipular. Quanto menos educação, menos inteligência, maior a possibilidade de manipulação”, continuou.

Eliza afirmou que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um projeto de lei, de sua autoria, que proíbe o uso da linguagem neutra por funcionários públicos em escolas da rede municipal de ensino e prevê multa a quem o fizer. Ela cobrou celeridade no trâmite da matéria.

“Eu tenho uma Lei [projeto de lei] que está tramitando para proibir a linguagem neutra e inclusive multar aquelas pessoas que porventura vierem a utilizar a linguagem neutra nas escolas ou em repartições públicas. Espero que esse projeto seja aprovado ainda esse ano para que a gente não tenha essa aberração em nossas escolas. Um absurdo, mais uma forma de manipulação das massas”, afirmou.

Entenda

Nesse final de semana, a emissora decidiu que a produção de “Cara e Coragem”, prevista para estrear em maio do ano que vem, adotará a chamada “linguagem neutra” em algumas de suas cenas, como “amigues” e “todes”. As informações foram compartilhadas pela roteirista Cláudia Souto, em entrevista à Folha. Segundo a autora da nova novela será usada apenas por “personagens que representam a fatia da sociedade que já se comunica assim, naturalmente”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba