Depois de apresentar as propostas para as áreas da saúde, educação e segurança pública, a reportagem do Polêmica Paraíba resume neste sábado (31) as ideias dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa para a área do esporte, uma demanda cada vez mais solicitada pela população da Capital.
Com a propaganda partidária, os eleitores já conheceram um pouco do que pensam os candidatos, mas, além das mídias sociais e dos espaços no rádio e na TV, os 14 postulantes apresentaram à Justiça Eleitoral seus planos de governo com um resumo do que pensam para os próximos 4 anos.
De acordo com um levantamento da reportagem, nos planos de governo dos candidatos, pelo menos cinco postulantes ao cargo de prefeito apresentaram uma proposta semelhante para os atletas de João Pessoa: criar a ‘bolsa atleta municipal’, com objetivo de incentivar a prática esportiva.
A seguir, confira o que pensam os candidatos para desenvolver o esporte de João Pessoa. As informações constam no sistema DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, e podem ser acessadas por qualquer eleitor.
Anísio Maia (PT)
O candidato Anísio Maia (PT) propõe a criação ou ampliação do Bolsa Atleta Municipal, priorizando o Bolsa Jovem Atleta, com foco na busca e formação de atletas de ponta, em todas as áreas dos esportes. Outra proposta é a descentralização das opções e programas de lazer em nossa cidade, com foco em criação de circuitos esportivos regionais em nossa cidade.
Camilo Almeida (PCO)
O candidato não apresentou propostas específicas para o esporte em seu plano de governo.
Carlos Monteiro (Rede)
O candidato da Rede, Carlos Monteiro, propõe uma “Invasão” escolar nos finais de semana, permitindo práticas de esportes, minicursos e apresentações culturais. Ele também planeja atividades esportivas nos bairros/comunidades; com apoio ao esporte amador e aos clubes esportivos. Outra ideia são as escolinhas de esportes e a melhora das condições de uso e desfrute das atividades de esporte, lazer, educação e cidadania.
Cícero Lucena (PP)
Em seu plano, o candidato Cícero Lucena (PP) propõe integrar segurança pública com eixos como esporte e lazer. Ele também fala em integração de áreas como ‘desenvolvimento urbano, sistema de justiça e criminal, esporte, lazer e cultura.
Edilma Freire (PV)
A candidata Edilma Freire quer ‘garantir 100% de cobertura do Programa João Pessoa Vida Saudável nos bairros da Capital. Outras propostas são: ampliar a malha de ciclovias pela cidade, manter diálogo permanente com a população e promover campanhas de conscientização para preservação dos equipamentos públicos de lazer e esporte, ampliar o calendário de manutenção de equipamentos esportivos e realizar novas edições da Meia Maratona de João Pessoa. Ela também quer realizar novas edições da Copa de Futebol de Seleções de Bairros, lançar a Copa de Futebol Feminino de Seleções de Bairros e estabelecer parcerias com Federações de Esporte Amador para criar calendário de eventos esportivos envolvendo todas as modalidades de esporte amador.
Italo Guedes (PSOL)
O candidato Italo Guedes (PSOL) propõe rstruturar as escolas com espaços e equipamentos para a prática de educação física e esportes coletivos, visando a melhoria da saúde e o trabalho em equipe, transformar todas as escolas em escolas de tempo integral, possibilitando que todas as crianças passem o dia na escola tendo acesso à educação, esporte, cultura, lazer e cidadania.
João Almeida (SD)
O candidato do Solidariedade, João Almeida, vai implementar o Bolsa Atleta Municipal e incentivar o esporte nos bairros. Ele também propõe estímulo a iniciação esportiva nas escolas municipais, estaduais e privadas, o fomento do trabalho articulado entre instituições de ensino e clubes formadores e o incentivo fiscal vinculado a um programa de identificação, aperfeiçoamento e apoio a novos talentos do esporte. O candidato também quer potencializar as estruturas físicas existentes, promover a integração entre secretarias, para melhorar e incentivar o lazer, o esporte e as atividades físicas e utilizar as Escolas da rede Municipal de Ensino como centros de excelência em educação, atividade física e lazer, para estudantes e comunidade.
Nilvan Ferreira (MDB)
O candidato do MDB, Nilvan Ferreira, propõe os seguintes pontos: criação do Programa Escola Aberta com um amplo acolhimento das famílias do entorno das escolas municipais nos finais de semana, ofertando atividades de lazer, cultura, esporte, formação profissional, orientação para a vida, dentre outras.
Rafael Freire (UP)
O candidato Rafael Freire (UP) quer promover atividades e eventos esportivos e de lazer em todos as regiões da cidade aproveitando a estrutura das escolas municipais, praças e parques. Ele deseja Trabalhar na perspectiva de transformar todas as praças da cidade em ecopraças, a exemplo da iniciativa pioneira da comunidade do Jardim Oceania. Outras propostas são incentivar o esporte amador na cidade, a exemplo da Copa de Futebol de Bairros, expandindo as ações para outras modalidades esportivas e estimular a prática esportiva das diversas modalidades dentro das escolas, bem como as competições interescolares.
Rama Dantas (PSTU)
A candidata do PSTU não apresentou propostas específicas para lazer no documento cadastrado na Justiça Eleitoral.
Raoni Mendes (DEM)
O candidato Raoni Mendes (DEM) quer estimular o empreendedorismo dos profissionais de educação. Algumas das ideias é o projeto caça talentos no esporte. Outras propostas são: criar o Bolsa Atleta municipal e promover programas esportivos com as pessoas da terceira idade.
Ricardo Coutinho (PSB)
O candidato socialista deseja implantar um programa voltado para o fomento das atividades esportivas na cidade e para a formação e preparação de atletas e cidadãos por intermédio do esporte, mediante projetos e ações como: Programa Futebol Capital, com ações e estruturas de incentivo ao futebol pessoense; a criação do Programa Bolsa Atleta Municipal, para apoio aos atletas que participam de competições nos níveis regional, nacional e internacional; a reforma, a requalificação e a ampliação dos espaços e estruturas de práticas, formação e treinamento esportivos (ginásios, campos de futebol, estádios, parques aquáticos), e a criação de incentivos municipais para o apoio a projetos, ações e atividades de fomento esportivo.
Ruy Carneiro (PSDB)
O candidato do PSDB quer construir e requalificar praças e áreas esportivas nos bairros e garantir através de zeladorias a manutenção devida, melhorar os espaços de prática esportiva nas escolas municipais e apoiar atividades esportivas das comunidades e áreas carentes com destaque para a volta do programa Verão Total.
Outra proposta é ampliar a relação da prefeitura com as federações esportivas para construção de parcerias. Ele também propõe organizar competições esportivas entre clubes e bairros e criar o Programa Bolsa Atleta municipal.
Wallber Virgolino (Patriota)
O candidato Wallber Virgolino (Patriota) quer elaborar e implementar a Política Municipal voltada para a Juventude de João Pessoa, priorizar as ações voltadas para a oferta de qualificação e ocupação dos jovens para a sua inserção no mercado de trabalho e ampliar e melhorar o esporte nas escolas públicas municipais, dotando-as de recursos humanos e materiais para a prática poliesportiva como componente curricular e com maior regularidade semanal.
Outra proposta do candidato é ampliar obras de infraestrutura e contemplar convênios com clubes da comunidade. Ele também quer ampliar a oferta esportiva no contra turno escolar e no período de férias escolares, ampliar o acesso à atividade física e esportiva gratuita e desenvolver, com ampla participação da sociedade um novo plano municipal de esporte. Além disso, o candidato propõe implementar o programa Despertar Campeão, com assinatura de convênio com os clubes profissionais e amadores de João Pessoa.
https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/telemedicina-remedio-em-casa-estatizacao-as-propostas-dos-candidatos-para-o-futuro-da-saude-no-pos-pandemia/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba