O PT pretende lançar um novo manifesto do partido como forma de se recuperar de sua maior crise em 35 anos. O novo texto resgataria bandeiras como a ética na política e a aproximação com movimentos sociais. O documento deve incluir as mudanças no país após 12 anos de governo petista. O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia e o ex-ministro Gilberto Carvalho pilotam a elaboração do texto, que deverá ser debatido no Congresso do partido, em junho. A informação é de Vera Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo deste sábado.
revela a colunista que uma ala dissidente busca adesões para passar a defender a “refundação” do PT, palavra que dá urticárias na direção da sigla. A ideia de refundar o PT, inclusive reivindicando o uso da sigla na Justiça, é encabeçada pelo ex-deputado federal Paulo Delgado (MG), hoje sem mandato.
O ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci era um dos presentes no encontro promovido por Lula em seu instituto na semana passada para discutir o cenário pós-manifestações.