A presidente nacional do PT , Gleisi Hoffmann , respondeu às provocações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) sobre os resultados das eleições municipais de 2024. A deputada federal mencionou que, em 2016, também houve declarações de que o partido estava “morto”, mas que retornou ao governo federal em 2022.
“Não é a primeira vez que anunciam a morte do PT, mas seguimos bem, com o povo e com o Brasil”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.
Na mesma manhã, Bolsonaro celebrou a vitória de Ricardo Nunes (MDB-SP) na disputa pela prefeitura de São Paulo e alfinetou o PT.
“Eu estou feliz! Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba”, provocou.
Neste ciclo eleitoral, o PT conquistou 252 prefeituras, incluindo a capital Fortaleza, após quatro anos sem vitórias em capitais. Em comparação, em 2020, o partido havia vencido em 183 municípios.
O PL, partido de Bolsonaro, obteve 516 prefeituras, incluindo quatro capitais, resultado abaixo da meta estabelecida pela sigla, que pretendia alcançar mil municípios neste ano e se tornar o maior partido do país.
Fonte: IG