O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (15), durante cerimônia de pré-embarque dos 50 alunos e das três professoras da Rede Estadual de Ensino, selecionados para um intercâmbio internacional no Canadá, que no próximo ano, o programa Gira Mundo vai abrir vagas para o intercâmbio com países de língua portuguesa e espanhola.
“O programa abre muitas portas, imagina que um estudante da rede pública estadual da Paraíba pudesse sonhar com isso. No próximo ano, nós vamos agregar ao Gira Mundo um país de língua portuguesa e outra de língua espanhola. Além da oportunidade, o Gira Mundo cria a elevação da autoestima do aluno ao saber que podem ter a perspectiva que podem mudar a vida”, ressaltou Ricardo.
Os alunos vão passar cinco meses no Canadá e terão direito a uma bolsa de estudos no valor total de R$ 3.200,00 para cada aluno. No evento de pré-embarque foi feita a entrega de certificados, dos passaportes e de netbooks aos alunos e professoras que vão viajar. Teve também a entrega de certificado de participação na 1ª Edição do Programa Gira Mundo aos educadores e representantes de órgãos que contribuíram para realização do programa.
As três professoras selecionadas para o intercâmbio tiveram as melhores médias obtidas nas turmas do curso preparatório para o exame TOEIC. Elas vão vivenciar novas práticas pedagógicas que proporcionarão o aperfeiçoamento profissional, durante três meses, em escolas de nível médio do Canadá. Também terão moradia em casa de família nativa, além de bolsa-auxílio no valor total de R$ 2.800, cada professor.
Melhor desempenho – O primeiro colocado na seleção do intercâmbio foi o aluno Paulo Kennedy Tavares Reis, da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, de João Pessoa. Ele obteve a nota máxima, 180 pontos no teste. Dos 50 selecionados foram 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Os estudantes fizeram teste de seleção, no período de 5 a 7 de julho.
Gira Mundo – O programa tem o objetivo de propiciar a estudantes e professores da rede estadual de ensino experiências práticas no desenvolvimento de língua estrangeira e interações com outras culturas, por meio de intercâmbio com países de língua inglesa. A edição 2017 do programa vai selecionar estudantes da Rede Estadual para fazer intercâmbio na Finlândia.
Fonte: Click PB
Créditos: Walla Santos