A apuração dos votos da eleição presidencial estadunidense que, passados três dias da data do pleito, ainda não terminou, escancarou a a deficiência do sistema eleitoral do país e vêm gerando inúmeras críticas. Nesta sexta-feira (6), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi um dos que se manifestaram sobre o assunto, relacionando o que acontece nos EUA com a estrutura eleitoral brasileira.
“A situação que vemos hoje nos Estados Unidos seria impensável no Brasil”, escreveu o magistrado. “Graças ao papel central da Justiça Eleitoral e ao sistema de votação eletrônica, conseguimos realizar uma apuração rápida e segura, com resultados confiáveis. Um verdadeiro orgulho para o nosso país!”, completou.
A situação que vemos hoje nos Estados Unidos seria impensável no Brasil. Graças ao papel central da Justiça Eleitoral e ao sistema de votação eletrônica, conseguimos realizar uma apuração rápida e segura, com resultados confiáveis. Um verdadeiro orgulho para o nosso país!
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) November 6, 2020
A declaração de Gilmar Mendes vem um dia após o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, fazer tabela com Donald Trump, que vem questionando os resultados da apuração, e sugerir que o sistema eleitoral brasileiro, pelo qual ele mesmo se elegeu, não é seguro.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Fórum