Exclusivo

GESTORES MAIS QUERIDOS: Prefeito Dr. Jarques de São Bento atinge 72,3% de aprovação, de acordo com a pesquisa Polêmica/AgoraSei

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta-feira (25), a primeira matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta-feira (25), a primeira matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de São Bento. A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 324 na zona urbana e 76 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra

O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 66,9% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Dr. Jarques na cidade.

Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeito tendo 72,3% de aprovação.

Foto: Divulgação

A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 289 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Jarques Lúcio.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A coleta de lixo com 69,1% de aprovação; a avaliação das festividades públicas que atinge 63,6% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números no funcionamento das escolas de municipais que chegam a 81,5% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No final do século XIX, às margens do Rio Piranhas, habitava um senhor conhecido como Catonho, com sua família e alguns moradores de sua fazenda conhecida como Cascavel. Tradicionalmente, conta-se que um sacerdote de nome desconhecido, de passagem pelas terras de Catonho, com destino à cidade de Pombal, para a celebração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, teria batizado o lugar de São Bento, tradicionalmente tido como o padroeiro contra ataques de serpentes. Morrendo Catonho, seu filho, Manoel Vieira, juntamente com seu primo, Leandro Pinto, que vivia numa propriedade vizinha, iniciaram um trabalho de desenvolvimento com a finalidade de aumentar o núcleo, agrupando moradores e crescendo o número de habitantes.

Curiosamente, apesar do nome, São Sebastião foi escolhido como padroeiro do local, e em sua honra, foi construída uma capela, concluída em 1889. A primeira missa foi celebrada pelo padre Emídio Cardoso. O sino foi doado pelos dois fundadores. Atualmente, o sino foi movido para a Igreja Matriz de São Sebastião.

Assim como Belém do Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz, as terras de São Bento faziam parte do município de Brejo do Cruz. Desde a fundação, São Bento começou a progredir já com alguns teares manuais fabricando redes de dormir. O aquecimento da economia e o aumento das ofertas de trabalho no lugar, a comunidade passou a buscar a sua emancipação da cidade vizinha, que veio efetivamente dia 29 de abril de 1959, através da Lei Estadual nº 2073, assinada pelo então governador Pedro Gondim.

Foto: Redes Sociais

Jarques Lúcio, mais conhecido como Dr. Jarques, é um urologista formado na UFPB, com especializações em São Paulo e nos Estados Unidos e que continua exercendo a medicina nos principais hospitais da capital.

Estreante nas eleições de 2016, Jarques conseguiu acabar com uma dinastia na cidade, em uma disputa contra o então Prefeito e sobrinho de Galego Souza, Gemilton Souza.

Jarques se reelegeu em 2020 contra Galego Souza, ratificando a força política de um gestor estreante, que demonstrou ser uma das grandes lideranças do sertão e um dos representante da nova geração da política paraibana.

Recentemente filiado ao PSB, o nome do Prefeito já é colocado por alguns analistas para uma possível disputa na Assembleia ou na Câmara em 2026, mas Jarques reiterou que ainda não tem planos para uma nova eleição e que irá aguardar a posição do seu grupo político.

Nas últimas eleições o Prefeito, apoiou para a Assembleia, Márcio Roberto (Republicanos), na disputa para a Câmara ele esteve ao lado de Murilo Galdino (Republicanos), no Senado Efraim Filho (União) e na briga pelo Governo, o Prefeito apoiou João Azevêdo (PSB).

Todos os candidatos tiveram ótimos números na cidade, se destacando a larga vantagem que João Azevêdo conseguiu ter nos dois turnos e a maior votação que Murilo Galdino teve em todo estado.

SÃO BENTO APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO
GOVERNADOR João Azevêdo 10.175 / 10.777
SENADOR Efraim Filho 10.481
DEPUTADO FEDERAL Murilo Galdino 8.672
DEPUTADO ESTADUAL Márcio Roberto 10.531

VEJA A PESQUISA COMPLETA



 

Fonte: Polêmica Paraíba / Agora Sei
Créditos: Polêmica Paraíba / Agora Sei