Deputados estaduais eleitos em novembro do ano passado iniciam nesta quarta-feira (1º) mais uma legislatura na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Do grupo de 36 parlamentares, 13 são “novatos” na Assembleia em comparação ao grupo que havia sido eleito em 2018.
Entre esses 13 deputados “novatos”, 11 são realmente novatos, exercendo pela primeira vez um mandato de deputado estadual, e os outros dois já passaram pela ALPB em outro momento de sua carreira política.
Como é de se esperar, a Assembleia concentra políticos de todas as regiões da Paraíba. Cada um faz sua campanha prometendo defender os interesses da sua cidade natal e/ou reduto eleitoral. Pensando nisso, o Polêmica Paraíba separou quem são esses 13 parlamentares que estão chegando nesta legislatura e qual região da Paraíba eles representam.
Confira quem são:
Chico Mendes (PSB)
Natural de Cazajeiras, Chico Mendes foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual na ALPB. Ele era prefeito de São José de Piranhas, cidade do Sertão, e promete lutar pela região.
Danielle do Vale (Republicanos)
Danielle é outra que exercerá seu primeiro mandato como deputada estadual. Nascida em Mamanguape, o próprio nome de urna da deputada já reforça a sua região de atuação: o Vale do Mamanguape.
Dr. Eduardo Brito (Solidariedade)
Mais um que está assumindo o seu primeiro mandato na Assembleia, o médico Eduardo Brito também é nascido em Mamanguape. Ele já foi vereador e prefeito da cidade e por isso deve batalhar também pela região.
Dr. Romualdo (PSB)
Dr. Romualdo, mais um da turma que assume o primeiro mandato na ALPB, é natural da capital João Pessoa. No entanto, antes de ser eleito deputado, Dr. Romualdo exercia o mandato como prefeito de Congo, região do Cariri paraibano.
Fábio Ramalho (PSDB)
Fábio Ramalho é mais um que exercerá seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele é natural de São Roque, interior de São Paulo, mas fez sua carreira política na Paraíba em Lagoa Seca, no Agreste paraibano, sendo eleito e reeleito vereador, e posteriormente, prefeito.
Francisca Motta (Republicanos)
Francisca Motta é natural de Catolé do Rocha, mas fez sua carreira política em Patos. Foi vice-prefeita da cidade e posteriormente prefeita. Também já exerceu o mandato de deputada estadual por cinco eleições consecutivas, iniciando em 1994. Chica Motta, como é conhecida, deverá representar com mais intensidade os ideais e interesses do Sertão.
George Morais (União)
George Morais foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Natural de João Pessoa, Morais já exerceu o cargo de secretário de mobilidade urbana das cidades de Cabedelo e João Pessoa.
Gilbertinho (União)
Natural de Pombal, Gilbertinho já foi vereador e prefeito da cidade de Lagoa, que fica localizada na região de Pombal, no Sertão do estado. Ele é mais um que exercerá seu primeiro mandato como deputado estadual
João Paulo (PP)
Outro que exercerá primeiro mandato como deputado estadual, João Paulo é de Campina Grande, mas traz na bagagem para a ALPB a experiência de dois mandatos como prefeito de Boqueirão, cidade vizinha à Rainha da Borborema.
Luciano Cartaxo (PT)
Natural de Sousa, o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo irá para seu segundo mandato como deputado estadual (eleito para o primeiro em 2020). Além disso, foi vereador da Capital por quatro mandatos, além de prefeito da cidade por dois mandatos.
Michel Henrique (Republicanos)
Natural de João Pessoa, Michel irá para seu primeiro mandato como deputado estadual. Ele é filho da deputada federal Edna Henrique e do ex-deputado estadual João Henrique. O casal e seu grupo tem presença política forte em Monteiro.
Sargento Neto (PL)
Natural de Campina Grande, ele foi eleito por duas vezes vereador da cidade, chegando inclusive a exercer o cargo de presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Sargento Neto exercerá pela primeira vez o cargo de deputado estadual.
Tanilson Soares (PSB)
Nascido na capital João Pessoa, Tanilson começou sua carreira política como vereador da cidade, em 2016, sendo reeleito em 2020, tendo bastante atuação nas comunidades da Capital. Eleito em 2022 deputado estadual, irá exercer o seu primeiro mandato.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba