Frente Parlamentar da Água vai solicitar ao Ministério da Integração que autorize Exército a atender as cidades com a operação carro-pipa

O deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, vai solicitar ao Ministério da Integração que autorize o Exército, através do Comando Militar do Nordeste, a ampliar as ações com a operação carro-pipa para as zonas urbanas das cidades paraibanas que estão em estado de emergência, racionamento ou colapso. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (20), após os deputados que integram a Frente se reunirem com o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, na sede do Comando Militar do Nordeste, em Recife, e ouvir do general que é possível essa ampliação de serviço, desde que o Ministério autorize a operação e libere recursos para custeá-la.

1ajeovaO deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, vai solicitar ao Ministério da Integração que autorize o Exército, através do Comando Militar do Nordeste, a ampliar as ações com a operação carro-pipa para as zonas urbanas das cidades paraibanas que estão em estado de emergência, racionamento ou colapso. A decisão foi tomada nesta semana após os deputados que integram a Frente se reunirem com o General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, na sede do Comando Militar do Nordeste, em Recife, e ouvir do general que é possível essa ampliação de serviço, desde que o Ministério autorize a operação e libere recursos para custeá-la.

Atualmente, o Comando Militar só tem autorização para atuar com carros-pipa na zona rural da Paraíba, onde atende 167 municípios do Estado, com mais de 1000 pipeiros contratados, beneficiando mais de 400 mil habitantes. Essa operação consome um investimento mensal de R$ 12 milhões. “Vamos levar a proposta ao Ministério da Integração, que detém a decisão política de autorizar esse serviço e liberar recursos para viabilizá-la, para que o Comando Militar possa atender, emergencialmente, as cidades, com até 10 mil habitantes, que estão em colapso ou com nível crítico de  abastecimento”, destaca Jeová.

Ainda segundo o deputado, que se reuniu com o general Pafiadache junto com Janduhy Carneiro e o coronel Carlos Alberto, Assessor Parlamentar do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, as explicações recebidas no Comando comprovam a eficiência da operação carro-pipa. “Fiquei extremamente impressionado e feliz em constatar a eficácia com que se realiza essa prestação de serviço à população. Para se ter ideia, todos os caminhões têm um equipamento que mostra todo o tempo onde o carro está, evitando desvios e quem recebe a água tem um cartão que confirma o recebimento. A água é captada em manancial credenciado e onde não há e a água é in natura, o pipeiro tem que ter qualificação técnica para clorificar a água antes de entregar o produto”, destaca o deputado Jeová.

Em relação a operação dos poços artesianos, o Exército também pode ampliar sua atuação, desde que haja autorização e recursos para tal procedimento. “O Exército tem máquinas perfuratrizes, pessoal qualificado, falta apenas os recursos para os insumos e logística para realização dos serviços. Vamos, já na próxima semana, à Brasília fazer esses pleitos ao Ministério da Integração porque quem tem sede, tem pressa’, finaliza Jeová.

Sobre a Operação Carro-pipa

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter) .

No Nordeste quem coordena essa ação é o Comando Militar do Nordeste, com sede em Recife. O 1º Grupamento de Engenharia, que coordena as ações dos Batalhões da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piaui e Bahia  recebem as missões da operação de Carro-pipa do Comando e as executa conforme cronograma previamente definido. (Ascom)