O atual cenário econômico nos impulsiona a criar alternativas estratégicas e estreitar relações comerciais, no sentido de buscar o estreitamento dos laços entre Brasil e China. Prova disso, foram os diversos acordos assinados entre os dois países em importantes áreas, a exemplo de infraestrutura, tecnologia, serviços, entre outras.
Atento a tudo isso, e com a experiência que é possível e necessário avançar na criação de oportunidades comerciais entre a Paraíba e a China, o deputado Lindolfo Pires utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã de hoje (28), para propor a criação da Frente Parlamentar Brasil (Paraíba)-China, que será devidamente instalada na próxima terça-feira (3 de setembro), às 9:00, no plenário “Deputado José Mariz”.
“Tomei a iniciativa de propor a criação desta Frente Parlamentar por entender que será possível debater sobre o planejamento de ações e incentivos para criarmos oportunidades que gerem desenvolvimento para o nosso estado e reduzam as desigualdades, com soluções eficazes para os problemas existentes”, destacou o deputado.
Recentemente, uma comitiva de paraibanos em viagem na China visitou, na cidade de Zhoushan, na China, o estaleiro IMCYY, considerado o maior operador de reparos de navios do mundo, e a vice-governadora Lígia Feliciano se reuniu com o presidente da empresa, Mr. Chen. A visita fez parte do protocolo Brasil-China que foi assinado em abril deste ano para a implantação do estaleiro de reparos em Lucena, que deve injetar R$ 3,5 bilhões na economia do estado durante a construção e gerar seis mil empregos. O objetivo é disponibilizar mão-de-obra qualificada e equipamentos para o estaleiro que vai ser instalado na Paraíba.
Na ocasião de instalação da Frente Parlamentar, o processo de instalação desse futuro estaleiro será abordado, onde a vice-governadora, Lígia Feliciano, a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Lucena, José Maria Pereira e demais representantes da iniciativa privada que participaram da comitiva poderão compartilhar as informações relacionadas a investimentos na Paraíba.
Os chineses respondem por elevado percentual de exportações brasileiras e a procura por commodities só tende a aumentar, uma vez que eles também possuem de capacidade para financiar a melhoria na infraestrutura nacional.
Ainda segundo o deputado, “a Paraíba e China podem se apoiar mutuamente, pois existe uma multiplicidade de oportunidades para parcerias que podem beneficiar ambas as partes”, disse Lindolfo Pires.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria