Nesses primeiros nove meses de 2923, um dos principais temas da política paraibana, foi a maciça filiação de Prefeitos entre os diversos partidos, visando o pleito municipal do ano que vem.
PSB, União Brasil, e MDB foram as legendas que mais se movimentaram, com o partido do Governador conseguindo angariar mais de 60 Gestores Municipais para os seus quadros.
Mas o que a maioria da população não tem conhecimento, é sobre o número total de filiados que norteiam importantes decisões das legendas, como a entrada de novos membros, as eleições de Presidentes estaduais e municipais e a escolha por candidatos em disputas majoritárias como no caso de Prefeitos e Governadores, nas famosas prévias.
Podemos destacar casos marcantes como a escolha por Estela Bezerra em uma disputa acirrada contra o saudoso Luciano Agra pela vaga a Prefeito do PSB em João Pessoa no ano de 2012 ou a briga entre Ronaldo Cunha Lima e José Maranhão pelo nome do MDB ao Governo do Estado em 1998, que sagrou Maranhão como candidato, ocasionando a saída do Grupo Cunha Lima do MDB para o PSDB.
Nessa matéria nós iremos apresentar a disposição dos filiados dentre os 30 partidos que estão regularizados no TSE, incluindo a recente fusão entre o Podemos e o PSC.
TOP 5
Se formos fazer um recorte dentre os cinco primeiros colocados, vemos os partidos mais tradicionais na dianteira. Desde a redemocratização, o MDB se coloca como primeiro na lista, mesmo sem o protagonismo que foi a marca do partido nas décadas de 90 e 2000. Se compararmos os números atuais do partido, com os dados em dezembro de 2018, o MDB perdeu mais de 8 mil filiados em apenas cinco anos, o que demonstra uma certa queda na popularidade da legenda na Paraíba.
Na sequência nós temos o União Brasil, que já era uma das principais legendas do estado quando ainda se denominava Democratas, mas que aumentou de tamanho com a incorporação do PSL, antes das últimas eleições.
PSDB, PT e PP, fecham os cinco mais bem colocados, destacando que tucanos e petistas se assemelham ao MDB, com uma perda significativa de filiados de 2018 pra cá.
SURPRESAS
O sexto colocado é o PTB, o que pode ser considerado uma surpresa, pois o partido não teve muita relevância na história recente da política paraibana, ficando em evidência apenas durante o período em que foi comandado pelo Deputado Federal Wilson Santiago, entre as eleições de 2014 e 2018.
Nós também podemos destacar duas legendas que não tem muita força política, mas que tem um número considerável de filiados, o primeiro caso é o do Cidadania, que contava com a presença de João Azevêdo até o ano passado, e que sem ter o Governador em seus quadros, pode perder a décima segunda posição para o PSD, que tem na figura da Senadora Daniella Ribeiro, a sua comandante na Paraíba.
O outro partido que surpreende por estar entre os 15 primeiros é o PCdoB. A legenda que é o último grande representante daqueles partidos que se denominam comunistas no país, aparece na frente de legendas com maior relevância política no estado, como é o caso de Solidariedade e REDE que contam com representantes na Assembleia Legislativa.
DECEPÇÕES
Para afirmar que o número de filiados de um partido é decepcionante, nós temos que considerar a importância dessas entidades, principalmente se formos comparar com a política nacional.
O PSOL é um partido que já pode ser considerado essencial na estrutura partidária brasileira. Com 13 Deputados Federais em seus quadros, se destacando nomes como o de Guilherme Boulos, Erika Hilton, Sâmia Bonfim, Glauber Braga, Luiza Erundina e Chico Alencar, a legenda não consegue repetir o sucesso na Paraíba, ficando atrás de partidos inexpressivos como AGIR, DC e PMN.
Uma outra legenda que surpreende pelo baixo número de filiados, é o NOVO. Partido de direita que defende ideais ligados ao liberalismo econômico, o NOVO apareceu como uma surpresa ao conseguir eleger o Governador Romeu Zema em Minas Gerais em 2018. Contando com um Governador, um Senador e três Deputados Federais após as eleições de 2022, o partido é totalmente inexpressivo no estando, contando com míseros 206 filiados, amargando a vigésima sétima colocação dentre os 30 partidos registrados no TSE.
VEJA NA TABELA ABAIXO O RANKING DOS 30 PARTIDOS, O NÚMERO DE FILIADOS E A PORCENTAGEM DE CADA LEGENDA NA PARAÍBA
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba