Focco realiza seminário sobre corrupção e reúne autoridades e especialistas de renome nacional

Evento acontece no auditório do Tribunal

TCE-PB-310x245
O Tribunal de Contas da Paraíba abriu ontem, 20, o Seminário Nacional sobre Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção, o evento marcará a passagem dos 10 anos de existência do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco-PB e conta com o apoio do TCE-PB, por meio do presidente Arthur Cunha lima.

O Seminário será aberto pelo Ouvidor do TCE, conselheiro Nominando Diniz, representando a Corte. Em seguida começam os trabalhos com palestras proferidas pelo Procurador da República e membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fábio George Cruz da Nóbrega, que vai abordar o tema “Cooperação para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, e pelo conselheiro do TCE, André Carlo Torres, também coordenador do Focco-PB, fará uma avaliação sobre “Transparência Pública nas Prefeituras da Paraíba”.

A representante da Controladoria Geral da União, Patrícia Souto Audi, que é Secretária Nacional de Transparência e Prevenção da Corrupção, falará sobre “Lei Anticorrupção” nesta quinta-feira, 21. A palestra, seguida de debate, começou às 8h30, com palestra e segue com oficinas, workshop, minicursos e reuniões técnicas dos órgãos de controle (Focco/PB, Focco/PE, Focco/AL e Enccla). À tarde, com início previsto para as 14h, os participantes assistem palestra da Diretora Executiva da Rede de Observatórios Social do Brasil, Roni Enara Rodrigues, que discorrerá o tema “Qualidade da Aplicação dos Recursos Públicos.”

O Vice-Reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Eduardo Ramalho Rabenhorst inicia o terceiro dia do evento falando sobre “Democracia e Corrupção”. Seguem as oficinas, workshop e minicursos, além de reunião técnica entre os órgãos de controle. Haverá uma palestra do Secretário Geral do TCU, Rainério Rodrigues Leite, que falará sobre “O TCU e a Rede de Controle.”

Encerra o ciclo de palestras o doutorando e professor da Unifal-MG, Antônio Carlos Ribeiro, que fará abordagens sobre “Temas, debates e desafios dos Fóruns de Combate à Corrupção (Focco) em três Estados do Nordeste”. A programação encerra com discussão sobre propostas do Seminário para uma maior interação nacional.

TCE