Paraíba Em Rede

FIM DE VOTAÇÃO - Números parciais começam a ser divulgados, mas resultado oficial deve sair as 20h; confira

 

Paraíba em Rede

Está oficialmente encerrada a votação nos 223 municípios paraibanos para a escolha dos novos prefeitos e vereadores com mandato entre 2017 e 2020. A expectativa é que o resultado final seja proclamado até as 20h pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz. Apesar de algumas ocorrências, o pleito foi considerado tranquilo pela Justiça Eleitoral.

Mais de 2,9 milhões de eleitores estavam aptos a votar em todo o estado distribuídos em 10.353 Seções, 77 Zonas Eleitorais e 1.770 locais de votação. Para este ano, 11.293 urnas eletrônicas foram colocadas à disposição, sendo que cerca de 90 destas precisaram ser substituídas por falta de funcionamento. Não foi necessário utilizar cédula de papel.

Para o presidente do TRE-PB, a realização da biometria de mais 66% do eleitorado paraibano e o planejamento do pleito deve ajudar a ajudar o processo de apuração da votação. No total, são 10.402 candidatos a vereador, 546 candidatos a prefeito e outros 546 candidatos a vice.

Quem não compareceu às urnas deverá justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Para isso, terá que preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral após a votação e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

O prazo de envio é de até 60 dias após cada turno da votação, no caso até 1º de dezembro. Se o requerimento for entregue com dados incorretos, que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

Confira ao vivo através do Programa Paraíba em Rede os números parciais.
Créditos: Polêmica Paraíba com Blog do Gordinho