Está em fase de pré-produção o filme ‘Habeas Pinho’, que irá contar uma história marcante de Campina Grande na década de 60, baseada no poema de mesmo nome do poeta Ronaldo Cunha Lima.
Quem lidera o projeto é a própria filha de Ronaldo, Gal Cunha Lima, como produtora executiva, no que promete ser uma emocionante homenagem ao legado de seu pai.
“Essa talvez seja a poesia mais conhecida dele. Um seresteiro teve seu violão confiscado em Campina Grande, e Ronaldo, recém-formado em Direito, enfrenta o desafio de redigir uma petição em forma de poesia para recuperar o instrumento de trabalho do músico A petição/poesia é justamente ‘Habeas Pinho'”, falou Gal.
Para ela, este momento é de imensa importância, não apenas como uma realização pessoal, mas como uma forma de honrar o legado de seu pai.
“Como homem público, Ronaldo foi poeta, político, advogado e um grande humanista, que dedicou sua ia a servir e fazer o bem sem olhar a quem, daí a importância desse filme”, acrescentou a filha de Ronaldo.
A produção conta com um elenco e equipe técnica majoritariamente formada por paraibanos. A interpretação de Ronaldo ficará por conta de Lucas Veloso.
Cronograma
Com recursos da Lei Rouanet, as gravações estão programadas para começarem em julho.
“Confesso que dá aquele frio na barriga, natural de quem se arrisca, se lança. Sempre tive esse sonho e ele está se realizando, esse curta-metragem é o passo para o longa no qual quero contar a história de um homem ímpar, que deixou um grande legado de amor, honestidade e solidariedade. Deixou suas poesias para a eternidade, seu sorriso largo, memória privilegiada e seus ‘causos’, histórias de vida, dores e vitórias”, revelou Gal.