Fernando Haddad lidera as intenções de voto em todos os cenários testados na pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investomentos, para as eleições de São Paulo divulgada nesta segunda-feira (11/4).
Em um cenário com todos os pré-candidatos já declarados, Haddad tem 29% e Márcio França vem em segundo, com 19% dos votos. Tarcísio de Freitas aparece em terceiro, com 13% e o atual governador, Rodrigo Garcia, tem 5%. Outros cinco pré-candidatos somam 5% dos votos.
Sem França e com os apoios declarados de Lula para Haddad e Bolsonaro para Tarcisio, o petista vai para 39% e o ex-ministro para 29%. Já Garcia, apoiado por João Doria, vai para 11%.
Em todos os cenários testados, chama a atenção o grande número de eleitores que não sabem em quem vão votar ou que pensam votar em branco ou nulo. No cenário com todos os participantes, o número é de 29%, quase um terço do total. Já quando os apoios são declarados, esse percentual cai para 21%, pouco mais de um quinto do eleitorado.
No cenário espontâneo, aquele no qual o respondente fala o nome do seu candidato sem qualquer indicação do entrevistador, Haddad lidera com 10%, contra 9% de Tarcisio e 4% de Márcio França. Na comparação com o último levantamento, feito em fevereiro, tanto o petista quando o bolsonarista avançaram quatro pontos percentuais. Já Márcio França permaneceu estagnado.
Para realizar a pesquisa, o Ipespe fez 1 mil entrevistas entres 6 e 9 de abril. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba