O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) entregou na manhã de hoje (15) o cargo de líder do governo no Senado. O pedido foi formalizado ao presidente Jair Bolsonaro, “a quem o senador agradece a confiança no exercício da função”, diz Bezerra em nota.
A decisão foi anunciada no dia seguinte à derrota de Bezerra na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), que teve como escolhido pelo plenário o senador Antonio Anastasia (PSD-MG). O mineiro conseguiu 52 votos e conquistou a vaga com larga vantagem sobre os outros dois concorrentes, Bezerra, e Kátia Abreu (PP-TO). A senadora teve 19 votos e o ex-líder do governo obteve apenas 7.
O TCU é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, segundo a Constituição Federal. O órgão auxilia o Congresso Nacional, de acordo com o artigo 71 da Constituição, a “apreciar as contas prestadas anualmente pelo presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento”.
A vaga foi aberta após a saída de Raimundo Carreiro, que irá assumir a Embaixada do Brasil em Lisboa. Foi realizada uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nessa terça-feira, com os três concorrentes.
Fonte: Polêmica Paraíba com CNN
Créditos: Polêmica Paraíba