Faltando 5 meses para o início da campanha eleitoral visando o pleito de outubro, a Paraíba já tem pelo menos 6 postulantes ao cargo de governador do estado. São duas mulheres e quatro homens, com distintas formações acadêmicas e profissionais e visões de mundo, também, divergentes em muitos aspectos.
Estão colocados como pré-candidatos ao Governo do Estado, por seus respectivos partidos, os nomes de Adjany Simplício (PSOL), João Azevêdo (PSB), Lígia Feliciano (PDT), Nilvan Ferreira (PTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). O PRTB também anunciou que terá um pré-candidato ligado às igrejas evangélicas, porém não confirmou o nome até o início deste sábado (12).
Mas, afinal, quem são e o que vão apresentar os postulantes ao Palácio da Redenção nas eleições que se aproximam? Enquanto a busca por apoios e composições das chapas majoritárias dominam esse início de discussão partidária, uma fatia do eleitorado começa a exigir propostas e questionar os objetivos de quem deseja governar o estado a partir do próximo ano.
A visão crítica do eleitorado perscruta os futuros postulantes antes mesmo do fechamento das atas e das convenções partidárias, o que só deve ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto deste ano. Além da experiência política, a qualificação profissional, acadêmica e intelectual é um item importante, principalmente em tempos de crise. Confira, a seguir, um breve resumo com a formação acadêmica de cada pré-candidato(a).
Adjany Simplício (PSOL)
A pré-candidata do PSOL, Adjany Simplício, tem 44 anos. Pedagoga (UEMG, 2007), é especialista em educação em Direitos Humanos (UFPB, 2015) e atua como professora da Educação Básica desde 2007, quando iniciou a militância pela educação pública. Em João Pessoa, foi nomeada em 2015 para a função de professora.
Simplício foi candidata a vice-governadora em 2018. Em 2020, disputou uma vaga na Câmara Municipal. Atualmente, é presidente do Diretório Estadual do PSOL, partido ao qual está filiada desde 2016. A pré-candidata se declara como “Feminista que resiste na luta por direitos e por mais espaço para as mulheres em cargos de liderança e políticos”.
João Azevêdo (PSB)
Atual governador e pré-candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB) é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aos 68 anos, é professor Aposentado do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico.
Ele foi foi eleito governador, em primeiro turno, em outubro de 2018, tendo obtido 1.119.758 votos, o que representa 58,18% dos votos válidos.
Azevêdo tem um extenso currículo técnico. Ele foi diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP de 1980 a 1983, mesmo ano em que assumiu a Chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, onde permaneceu até 1984. De setembro de 1984 até 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura da UAS/CMP – Programa Cidade de Porte Médio e em seguida, a Coordenação Geral do programa. De 1986 a 1989, foi Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa.
Em 2004, foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux, na gestão do ex-prefeito Jota Júnior. Em 2005, foi Chefe de Gabinete da Sedurb. No mesmo ano, atuou como Assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação como Secretário Adjunto onde ficou até julho de 2007.
Ainda em 2007, assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Município de João Pessoa, ficando até dezembro de 2010. Já em 2011, João Azevêdo assumiu a secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia em 2011, ficando à frente da pasta até 5 de abril de 2018.
Lígia Feliciano (PDT)
Vice-governadora da Paraíba, Ana Lígia Costa Feliciano, mais conhecida como Lígia Feliciano, tem 64 anos, é casada com o deputado federal Damião Feliciano e é mãe de três filhos, Renato, Mariana e Gustavo.
No âmbito político, candidatou-se ao Senado em 2022; e a vice-prefeita de Campina Grande em 2008. Já em 2014 elegeu-se ao cargo de vice-governadora, tendo sido reeleita para o mesmo cargo em 2018.
No campo acadêmico e profissional, é médica formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em coração e pulmão artificial (INCOR/SP) e possui especialização em gestão pública e liderança pela CLP e Harvard. Lígia também tornou-se empresária, atuando em áreas diversas.
No setor médico-hospitalar, ela fundou o Hospital de Urgência de Campina Grande e o Hospital Mariana, desempenhando as funções de Diretora Presidente e Clínica, respectivamente; na área de comunicação, atua junto ao Sistema Rainha da Comunicação, à rádio Panorâmica FM e ao Programa Mão Amiga, projeto social voltado para a população mais carente. No meio acadêmico, exerceu a direção da UNESC Faculdades até o ano de 2014.
Nilvan Ferreira (PTB)
O pré-candidato do PTB, Nilvan Ferreira do Nascimento, tem 49 anos, é casado, pai de três filhas, avô e se declara como cristão. Radialista, começou na profissão ainda cedo, aos 14 anos de idade, na cidade de Cajazeiras. No sertão, passou por emissoras de rádio como a Cidade FM, Alto Piranhas e Arapuan de Cajazeiras, onde adquiriu experiências que futuramente o fizeram ir para a Capital, João Pessoa.
Iniciou sua trajetória na disputa por cargos eletivos em 2020, quando foi candidato a prefeito de João Pessoa pelo MDB, com o apoio do então senador José Maranhão, obtendo no segundo turno 163.030 mil votos. No setor público, foi secretário adjunto de ação social na Prefeitura de Cajazeiras (2000-2001). Ele também exerceu a função de Secretário de Comunicação daquele município entre os anos de 2001 a 2008.
Na área da comunicação, ao se destacar em Cajazeiras, decidiu traçando novos voos, mudando-se para João Pessoa em 2008, onde atuou inicialmente no Sistema Arapuan de Comunicação. Nesse período, tornou-se apresentador de televisão e atualmente trabalha no Sistema Correio. Nilvan informou que é estudante do Curso de Direito pela Uniesp e está no 7º período.
Pedro Cunha Lima (PSDB)
Advogado e professor universitário, o deputado federal Pedro Cunha Lima é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, aos 34 anos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2014 como o parlamentar mais votado da Paraíba, na época em que seu pai, Cássio Cunha Lima (PSDB), concorreu ao Governo do Estado. Em 2018, foi reeleito para seu segundo mandato.
Dedicado às temáticas sobre o desenvolvimento da educação, presidiu a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, ajudando a aprovar o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também tem como foco o combate de privilégios no setor público e entre políticos.
Nascido em Campina Grande, é formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa e tem mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Veneziano Vital do Rêgo (MDB)
Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto é advogado, Senador da República e vice-presidente do Senado Federal. É filho da atual senadora Nilda Gondim e do jurista e ex-deputado federal Vital do Rêgo. Aos 52 anos, pretende concorrer ao cargo de governador da Paraíba pelo MDB.
Em 1975, iniciou os estudos no Instituto São Vicente de Paulo, fazendo posteriormente o ginásio na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) e o Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição (Damas), todos em Campina. Foi aprovado nos vestibulares de Direito e Ciências Sociais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), transferindo-se posteriormente para o Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), onde concluiu sua graduação em Direito e fez pós-graduação em Direito Criminal.
Veneziano ingressou na seara política em 1996, quando se elegeu vereador de Campina Grande pela primeira vez, sendo reeleito em 2000. Em 2004, foi eleito prefeito de Campina Grande, tendo sido reeleito em 2008.
Em 2014, foi eleito deputado Federal com 177.680 votos, sendo o mais votado na sua cidade natal (62.915 do total de votos foram obtidos em Campina Grande, o que corresponde a 32,23% do total da votação na cidade). Em 2018 foi eleito Senador da República, sendo o Senador mais votado da Paraíba, com 844.786 votos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com informações das assessorias e dos pré-candidatos