RAINHA DA BORBOREMA

EXPECTATIVA EM CAMPINA GRANDE: Quinta feira sai primeira pesquisa da sucessão municipal

A expectativa em Campina Grande está prestes a ganhar mais combustível. Nessa quinta (14) será divulgada a primeira pesquisa sobre a eleição municipal na Rainha da Borborema. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa ficou a cargo da empresa Veritá Pesquisas e entrevistou 522 pessoas.

prefeitos campina grande

A expectativa em Campina Grande está prestes a ganhar mais combustível. Nessa quinta (14) será divulgada a primeira pesquisa sobre a eleição municipal na Rainha da Borborema.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral. A pesquisa ficou a cargo da empresa Veritá Pesquisas e entrevistou 522 pessoas.

Realizada entre os dias dias 15 de Junho a 07 de Julho de 2016, a pesquisa ouviu pessoas de ambos os sexos moradores e domiciliados
na área de abrangência há mais de 1 ano.

Entre as questões da pesquisa estão: a avaliação do governo Temer e Ricardo Coutinho, índice de rejeição dos candidatos e o índice de satisfação com educação, habitação, saúde, limpeza pública, mobilidade urbana, obras em geral, saneamento, transporte público, conservação dos bens públicos, acessibilidade e outros pontos da administração do atual prefeito Romero Rodrigues.

Os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande que são listados na pesquisa são:

1 – Adriano Galdino
2 – Daniela Ribeiro
3 – Veneziano Vital do Rêgo
4 – Romero Rodrigues
5 – Peron Japiassú
6 – Arthur Bolinha
7 – Inácio Falcão
8 – Walter Brito Neto

pesquisa 1 pesquisa2 pesquisa3

Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais e presenciais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
Representativo do eleitorado da área em estudo, elaborada, em vários estágios, da seguinte forma: 1. Divisão do município em 4 estratos, onde serão realizadas entrevistas em quantidade proporcional ao número de habitantes contidos em cada um destes, o que é conhecido como método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). 2. após esta divisão, dentro de cada região escolhida, os respondentes são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: IDADE: Faixa Etária Sexo FEMININO MASCULINO 16 A 24 ANOS 16,1% 18,4% 25 A 34 ANOS 23,2% 25,1% 35 A 44 ANOS 20,4% 20,4% 45 A 59 ANOS 24,1% 22,9% Instrução: FEMININO Analfabeto até Ensino Médio incompleto 67,83% FEMININO Ensino médio completo, superior ou mais 32,17% MASCULINO Analfabeto até Ensino Médio incompleto 76,09% MASCULINO Ensino médio completo, superior ou mais 23,91% NÍVEL ECONÔMICO: FEMININO Não PEA 54,29% FEMININO PEA 45,71% MASCULINO Não PEA 32,40% MASCULINO PEA 67,60% Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. FONTE DOS DADOS: Censo 2010, PNAD 2012 e 2014, TSE 2016 , dentre outras.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo INSTITUTO VERITÁ LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistadores aos parâmetros amostrais.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

 

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA