O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos gestores nesse começo de mandato do Litoral ao Sertão.
O nosso entrevistado de hoje é Matheus Amorim (Republicanos).
Amorim foi reeleito Prefeito de São José dos Ramos com pouco mais de 78% dos votos, ao derrotar Damião Gonçalves (MDB) .
OS PASSOS PARA A VITÓRIA
Polêmica Paraíba: O Senhor foi eleito pela primeira vez em uma eleição disputada contra o candidato apoiado pelo Prefeito e se reelegeu com quase 80% dos votos. A que o Senhor credita essa vitória categórica na última eleição?
Isso foi fruto de muito trabalho, de muito diálogo, de querer ver o melhor para a cidade. Nós conseguimos trazer um volume de investimentos para nossa cidade, não só na parte de infraestrutura, como também com mais serviços à nossa população.
O segredo da política, é a gente ter essa abertura com a população, é saber escutar e querer fazer um governo que tem a participação popular direta. Se tiver a participação popular e o gosto do povo, não tem como dar errado.
FUTURO POLÍTICO
PP: O Senhor é um jovem nome da política paraibana, que já está no seu segundo mandato como Prefeito com apenas 34 anos. Quais são as pretensões políticas de Matheus Amorim?
Eu penso na política passo a passo e a gente tem que ter muita muita calma para não dar o passo maior do que a perna.
Existe a intenção da gente disputar a eleição para Deputado Estadual, mas isso passa também pela intenção do nosso grupo. Nós temos um líder no nosso grupo, que é o meu tio, o Deputado João Gonçalves e eu o respeito demais.
Eu acho que tem muito tempo para que a gente possa construir isso, claro que temos o interesse, porém qualquer tipo de decisão precisa ser tomada em em grupo.
PP: O Senhor é sobrinho-neto do Deputado João Gonçalves, um nome respeitado em nossa política, que tem um lastro de vitórias e de alianças com Prefeitos por todo o estado. Você pensa em ser um sucessor do espólio de João no futuro?
Eu tenho uma afinidade muito grande com João e a nossa intenção, nunca foi e nunca será bater de frente ou a gente ter duas candidaturas, pelo contrário, isso está fora de cogitação.
Na verdade eu enxergo a minha situação muito mais como uma sucessão de João, e penso que no futuro a gente possa preencher o espaço vago.
PLANOS PARA A ENTRADA DA ESPOSA NA POLÍTICA
PP: A sua esposa foi colocada como uma possível pré-candidata a Prefeita de Itabaiana em 2024, mas isso acabou não se materializando. Existe algum algum plano, para o futuro político da sua esposa?
O nome de Amanda teve uma uma aceitação grande em Itabaiana, mas eu como eu já falei e repito a dizer, a gente faz política de grupo. O Deputado João tinha uma candidatura lá em Itabaiana, e a gente entendeu que o melhor caminho era o grupo se manter alinhado.
Mas existe sim, esse sentimento para que Amanda possa disputar algum cargo no futuro, mas isso é algo que deve ser conversado lá na frente.
JOÃO E A DISPUTA AO SENADO
PP: O Senhor foi eleito com o apoio total do PSB e do Governador. Como o Prefeito enxerga essa indefinição entre uma possível candidatura ao Senado e a permanência de João no Governo até o fim do mandato?
Eu acho que o Governador precisa tomar essa decisão com uma certa brevidade para que não fique em cima da hora. Sei que o Governador tem um trabalho marcante no nosso estado, mas uma eleição não se dá apenas pelo trabalho que a gente constrói, as pessoas precisam escutar, precisam saber quais são às definições e João precisa precisa dizer qual é o norte a ser tomado.
Sempre pensei que na política a gente tem que ter posição e a gente precisa mostrar qual é o caminho, de forma clara para que todos grupo, possam maturar essa ideia. E isso se passa por João não deixar a decisão para 2026, pois acaba sendo muito pouco tempo para se alinhar com os partidos e com a base a tempo de se construir uma candidatura.
MELHOR NOME PARA O GOVERNO E VISÃO SOBRE O REPUBLICANOS
PP: O Senhor é filiado ao Republicanos, que hoje é o maior partido do estado e que está na briga por uma das vagas na chapa de João em 2026. Como o Prefeito vê as aspirações do partido, e quem na sua visão seria o melhor nome para disputar o Governo?
Eu acho que a política é a arte do diálogo, do consenso e do convencimento. E quem tem mostrado muita força de diálogo, e a disponibilidade de convergir com um maior número de pessoas é o nosso presidente Hugo.
Mas eu acredito que ainda é cedo para se definir algo, pois isso passa por algumas decisões, como por exemplo, se o Governador fica ou sai para ser candidato a Senador, e tudo tem que ser feito com muito zelo para que o o grupo continue unido e que possamos vencer em 2026.
Já em relação ao Republicanos, Hugo é uma pessoa que tem conduzido esse partido com muita maestria, conseguindo trazer muitos amigos para o nosso lado. E a gente entende, que com a liderança dele, o partido irá ficar ainda maior, na eleição de 2026
OBJETIVOS PARA O MANDATO E LEGADO
PP: Quais são os principais objetivos que o Senhor traça para estes próximos quatro anos e qual o legado que o Senhor pretende deixar para São José dos Ramos?
Sei que quem vier depois de Matheus vai carregar uma uma responsabilidade muito grande, porque nós conseguimos fazer uma gestão que olhou para os quatro cantos do nosso município.
Construímos escolas e creches com recursos próprios, asfaltamos boa parte da cidade, tiramos uma comunidade chamada Coreinha do isolamento, tiramos a outra comunidade que se chama Coréia da lama e da poeira.
A nossa gestão tem muito serviço prestado aqui na cidade e a gente fica muito feliz de poder ter feito tanto e ainda ter muito mais a fazer durante esses próximos 4 anos, para que as pessoas entendam que o legado do trabalho sempre será o melhor.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba