
O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos gestores nesse começo de mandato do Litoral ao Sertão.
O nosso entrevistado de hoje é Luiz Claudino (PSB).
Claudino foi reeleito em São João do Rio do Peixe com pouco mais de 82% dos votos, ao derrotar Ronney Mareco (PP) .
OS PASSOS PARA A VITÓRIA
Polêmica Paraíba: O Senhor se reelegeu com a maior votação da história da cidade, atingindo pouco mais de 82% dos votos. Qual foi, na sua opinião, o principal motivo para a vitória?
A gente conseguiu agrupar as lideranças e esse agrupamento foi exatamente por conta do trabalho que a gente fez durante a gestão.
E graças a Deus, nós obtivemos praticamente 83% dos votos, o que contabiliza quase 10.000 votos, faltou apenas 15 votos para 10.000.
Então realmente foi uma vitória maiúscula, com total apoio da população, que optou pela continuidade do trabalho, do bom serviço prestado a comunidade.
CANDIDATURA DA ESPOSA PARA A ASSEMBLEIA EM 2026
PP: Neste último mês o Senhor falou em uma possível candidatura à Deputado Estadual, da sua esposa, Larúcia Sá. Essa candidatura é algo confirmado? O Senhor acha que a região precisa de mais representação na Assembleia?
A candidatura de Larúcia, foi pensada dentro de um consenso, pois a gente entende, que a região precisa de uma candidatura nata, que seja aqui da região.
E graças a Deus, a gente já conta com apoios de Prefeitos, Vereadores e outras lideranças.
Podemos citar ao nosso lado o Prefeito Espedito de Triunfo, a prefeita Raquel de Poço de José de Moura, a dobradinha com o Deputado Federal Wilson Santiago, que são verdadeiros parceiros propensos a ajudar uma candidatura que pretende representar, não só o Vale do Rio do Peixe, mas o Sertão e a Paraíba como um tudo.
PP: O Senhor é filiado ao PSB, Larúcia também será candidata pelo PSB ou é muito cedo para essa decisão?
Acredito que seja muito cedo para falar qual será o partido, pois a gente precisa esperar às decisões nos cargos majoritário, principalmente o caminho do Governador João Azevedo. Se ele continua, se ele vai disputar o Senado, quem será o candidato ao Governo.
A nossa vontade é que o Governador continue dentro do bloco do PSB e que escolha um candidato que seja do PSB, porque isso vai representar continuidade de um Governo que é tão exitoso e de tantas ações.
Vamos deixar às coisas acontecerem e tenho certeza que no momento oportuno nós iremos decidir pelo partido que esteja dentro da base do Governo, mas que também dê ao nosso grupo, a legitimidade de disputar a eleição de 26.
RELAÇÃO ENTRE AIRTON PIRES E ESPEDITO FILHO
O senhor mencionou o Prefeito Espedito e a Prefeita Raquel como parceiros e um outro importante aliado do Senhor é o ex-Prefeito Airton Pires.
Espedito e Airton tinham uma aliança, mas romperam politicamente no ano passado, incluindo trocas de farpas públicas. Pensando na candidatura de Larúcia, como o Senhor pensa em tentar unir esses dois em 2026?
Acho que é preciso respeitar a decisão de cada um, dentro de um contexto que a gente possa contribuir com à candidatura de Larúcia.
Eu respeito a posição tanto de Airton como a de Espedito e tenho que aceitar essa situação, mas a gente precisa trabalhar e se unir, mesmo que com pensamentos diferentes em prol dessa candidatura.
A candidatura é um mandato que irá representar o Sertão e eu acredito que é preciso saber somar forças, respeitando a diferença de cada um.
VISÃO SOBRE A ELEIÇÃO DE 2026
PP: Mesmo faltando quase dois anos para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Como o Senhor vê essa disputa e com os nomes postos hoje, o Prefeito teria um candidato a Governador?
Eu acredito que Deusdete é o melhor nome para a Paraíba. É alguém técnico, político e é o único nome que consegue conciliar todos esses grupos políticos.
Conheço e converso com muitos prefeitos e se fizéssemos uma enquete dos 223 municípios, eu não tenho dúvida que Deusdete deve ter em torno de 150 dos Prefeitos à seu favor.
JOÃO E A DISPUTA AO SENADO
PP: O Senhor foi eleito pelo PSB e é bastante próximo ao Governador João Azevêdo. Como o Prefeito enxerga essa indefinição entre uma possível candidatura ao Senado e a permanência de João no Governo até o fim do mandato?
Essa é uma decisão muito pessoal do Governador, e qualquer decisão que ele venha à tomar, eu irei respeitar.
Tenho certeza que se João Azevêdo for para o Senado, ele terá meu voto e o voto de São João do Rio do Peixe, por todo o trabalho e porque eu entendo que o Governador merece pelo que tem feito por São João e pela Paraíba, mas também entendo que é necessário que João termine esse mandato que é de muitas ações e de muitas obras.
Se você perguntasse Luiz, você quer que o Governador seja Senador? Com certeza nós iremos apoiar. Quer que ele continue? Claro que sim, pois o Governador precisa concluir esse mandato.
Se ele pudesse continuar era melhor ainda, porque fez muito pela Paraíba, mas eu acredito que ele consegue construir dentro do próprio PSB, uma pessoa que possa substituir à altura sem ser um político de profissão.
Alguns fazem política 24 horas e eu acredito que isso é prejudicial a gestão pública e na Paraíba a gente não pode retroceder. Temos que ter um Governador do mesmo mesmo nível, ou então melhor que João.
OBJETIVOS PARA O MANDATO E LEGADO
PP: Quais são os principais objetivos que o Senhor traça para estes próximos quatro anos e qual o legado que o Senhor pretende deixar para São João do Rio do Peixe?
Eu sempre digo que as obras de cimento são importante, mas aqui em São João, a nossa maior ação foi resgatar a autoestima das pessoas que não acreditavam mais na cidade, que tinha até vergonha de dizer que era de São João.
E hoje graças ao nosso mandato, quando eu digo nosso é de todos que fazem essa gestão e inclusive da própria população que nos ajuda bastante, a gente conseguiu implantar uma saúde de qualidade, às escolas da nossa cidade são todas novas, nesse último ano nós recebemos o selo Unicef, recebemos a medalha de ouro na na educação infantil.
Nós vamos continuar durante esses próximos 3 anos e 9 meses, implantando um ritmo de trabalho que possa melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas da nossa terra.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba