Uma pesquisa realizada no dia 20 de setembro, pelo Instituto de Pesquisa Nacional (IPN), que ouviu 375 pessoas em Princesa Isabel, mostra que a disputa pela Prefeitura tende a ser bastante acirrada em 2024.
O levantamento demonstra um empate técnico nos números, pois se formos somar os votos dos candidatos da oposição chegamos a 40,43%, contra 37,19 daqueles que se apresentam como possíveis sucessores do grupo do Prefeito Ricardo Pereira.
Quem aparece liderando a oposição na cidade, é o grupo Moura, composto pelos irmãos Aledson e Alan Moura. Aledson que foi Vice-Prefeito e é suplente de Deputado Estadual pelo União Brasil, foi o nome mais votado na Serra do Teixeira, atingindo quase 15 mil votos nas últimas eleições e pode se colocar pela primeira vez como candidato a Prefeito em 2024.
Seu irmão Alan, que foi o Vereador de oposição mais votado na história da cidade em 2016, disputou o pleito municipal de 2020, ficando na segunda colocação.
A soma dos votos dos irmãos, superam os 17,20% de Rúbia Diniz, Secretária de Finanças da Prefeitura de São José de Princesa e irmã de Juliano Diniz, Prefeito da mesma cidade.
O outro nome que aparece ligado a oposição é o de Sidney Filho, que disputou as duas últimas eleições para Prefeito, ficando na segunda colocação em 2016 e na terceira em 2020.
Pensando nas articulações políticas visando as eleições de 2026, podemos destacar que o grupo Moura é aliado do Senador Efraim Filho, o que contrasta com a situação de Rúbia que está ao lado do Governador João Azevêdo, assim como o grupo do Prefeito Ricardo Pereira, que indicará o seu sucessor.
O grupo da situação aparece com três nomes no levantamento, o Secretário de Finanças e Planejamento Fábio Braz, a Secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo Ana Paula e o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Melo, mais conhecido como Garrancho.
VEJA OS NÚMEROS COMPLETOS
OPOSIÇÃO – Aledson Moura (8,70%) / Alan Moura (9,20%) / Sidney Filho (5,33%) e Rúbia Diniz (17,20%)
SITUAÇÃO – Garrancho (17%) / Ana Paula (10,66%) e Fábio Braz (9,53%)
O número de pessoas que informaram não saber em quem vão votar corresponde a 22,38%.
Fonte: IPN/Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba