A pesquisa Exame/IDEIA divulgada nesta sexta-feira (21) apontou para um crescimento do favoritismo do ex-presidente Lula (PT) para vencer as eleições presidenciais em 2022. Segundo os resultados, em um eventual segundo turno, Lula tem 45% das intenções de voto contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A pesquisa é a primeira a ser divulgada após Lula confirmar, em entrevista a uma revista francesa publicada nesta semana, que será candidato em 2022. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.
Por região, Lula vence Bolsonaro no Sudeste (47% X 38%), e no Nordeste (50% X 35%). A situação se inverte, com o atual presidente em primeiro lugar, no Norte (64% X 25%), no Sul (45% X 26%), e no Centro-Oeste (42% X 34%). Como o Sudeste concentra a maior parte do eleitorado brasileiro, Lula tem uma vantagem no total de votos.
A pesquisa EXAME/DEIA fez dois tipos de sondagens de primeiro turno: o primeiro foi o de abordagem espontânea, sem que os candidatos fossem apresentados previamente. Nesta pergunta, 46% dizem que não sabem em quem votar. Lula aparece com 19% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 17%.
Já com as perguntas estimuladas, quando os nomes dos candidatos são citados aos entrevistados, a pesquisa testou os presidenciáveis em grupos com três pessoas: Lula, Bolsonaro, e uma terceira opção. O petista vence em todos os cenários. O único candidato que aparece com melhor chance de rivalizar tanto com o ex-presidente quanto com Bolsonaro é Sergio Moro, com 18% das intenções de voto.
Terceira via perde
Em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa, um terceiro candidato, que vem sido chamado de “terceira via” pela imprensa nacional, perde o embate tanto para Lula quanto para Bolsonaro. O destaque nesse cenário é o de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 37% em um segundo turno contra o atual presidente, que tem 40%.
Na disputa com Lula, o petista tem 43%, e Ciro, 35%. A eleição mais acirrada de uma terceira via com Lula é contra o ex-juiz Sergio Moro (43% X 40%).
Rejeição
Na avaliação de 54% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro não merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato. Em relação ao ex-presidente Lula, este número cai para 50%, que acham que ele não merece comandar o país novamente.
A rejeição a Bolsonaro também é alta quando os eleitores são questionados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Entre os entrevistados, 39% disseram que não dariam mais uma chance ao atual presidente. Lula aparece com 36%, seguido de João Doria, com 25%, e Sergio Moro, com 21%.
Clique aqui e confira a pesquisa completa.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba