O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) decidiu se aposentar da vida parlamentar. Após se licenciar do cargo, em dezembro do ano passado, para realizar tratamento de saúde, o parlamentar resolveu formalizar, ontem, a saída dele em definitivo da Casa Alta. No lugar de Jarbas, Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente dele que já vinha no exercício do mandato desde o ano passado, assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado Federal. Em nota, Jarbas, além de anunciar os motivos da aposentadoria, fez um breve retrospecto dos 50 anos de carreira política.
“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas”, disse Jarbas, em nota.
Jarbas ressaltou que, ao longo da carreira política, mesmo com erros e acertos, agiu fazendo o que considerava ser o melhor para o povo. “Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor”, registrou.
Ainda de acordo com a nota do ex-senador, ele deixa o congresso com orgulho e consciência cívica e que, daqui para frente, sua contribuição ao Brasil dar-se-á de outra forma. Também agradeceu à família e ao suplente dele. “A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso”, completou.
O ex-senador finaliza a nota ressaltando que qualquer palavra de agradecimento que tente usar não estaria à altura da gratidão por representar e defender Pernambuco nos últimos 50 anos.
Trajetória
Jarbas Vasconcelos resolveu abraçar a carreira política ainda na adolescência. Em 1966, enquanto cursava direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), ingressou no antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) como cofundador. Pela legenda, foi eleito deputado estadual (1971-1975) e depois deputado federal mais votado do Estado para a legislatura de 1975 a 1979 e foi reeleito (1983-1985).
Com a redemocratização no País, no primeiro pleito direto pós-ditadura, Jarbas foi eleito prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). No período, foi reconhecido nacionalmente por seus programas de gestão participativa.
Jarbas Vasconcelos também foi governador de Pernambuco dois duas vezes (1999-2006).
De volta ao Congresso Nacional, ocupou pela primeira vez o cargo de senador entre os anos de 2007 a 2015, sendo eleito na sequência novamente deputado federal (2015-2019). Em nova eleição majoritária, voltou ao Senado, mandato que iniciou em 2019.
Fonte: Folha de Pernambuco
Créditos: Polêmica Paraíba