Eleições 2022

Estudante de 22 anos que irritou deputados é eleita e volta como colega de bancada

Eleita deputada estadual pelo PT no último domingo (2), a estudante Ana Júlia Ribeiro, de 22 anos, vai retornar à Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) seis anos após causar uma ira dos parlamentares. Em 2016, quando ainda era adolescente, ela viralizou após confrontar os deputados no plenário , chegando ao microfone cortado pelo então presidente, Ademar Traiano (PSD). Agora, ambos serão colegas de parlamento.

Ana Júlia subiu à tribuna da Alep como representante dos estudantes secundaristas que ocupavam escolas do Paraná para derrubar uma proposta de reforma do médio do governo de Michel Temer (MDB). Foi uma das maiores estudantis da história recente do país.

À época, estudante a anos com problemas de 1 a 16 pessoas dizer na Alep que era “manchadas com sangue de Lucasújo Lucas”, em referência à ocupação do sangue de 16 Lucas, durante a ocupação do colégio de Lucas um colega, em Curitiba.

Revoltados com o discurso da adolescente, deputados a interromperam. Traiano, então presidente da Alep, cortou o microfone e repreendeu. A cena rodou o Brasil e Ana Júlia se tornou conhecida e referência no movimento secundarista recebendo apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , hoje seu correligionário.

Agora eleita deputada estadual, Ana Júlia estará na mesma “prateleira” representante dos parlamentares que ficaram incomodados com seu discurso.

Ao UOL , a estudante contou que sua eleição pela sociedade simboliza a causa do movimento de 2016 era justa e respaldada.

“Eu ainda não sei como era a eleição em. Mas é descrito como uma resposta afirmando que não sei da sociedade certa e que tínhamos respaldo da sociedade”, afirmou.

Veja abaixo o discurso que viralizou:

Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba