Debate Nacional

ENQUETE POLÊMICA PARAÍBA: 59,50% dos leitores preferem a urna eletrônica com voto impresso

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso rejeitou, nesta quinta-feira (5), o parecer favorável ao tema elaborado pelo relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), por 23 votos a 11.

Mesmo rejeitada, a proposta será votada no plenário da Câmara, onde precisa do apoio de 308 dos 513 deputados para seguir para o Senado, em dois turnos. Isso se dá porque a comissão especial tem apenas caráter opinativo, e não conclusivo.

Mas se na comissão e no Congresso o clima é de não aprovação da proposta, os leitores do Polêmica Paraíba têm outra opinião. Em enquete realizada nesta semana pelo Polêmica, 59,50% das pessoas responderam que preferem uma urna eletrônica com um sistema de impressão dos votos. Do outro lado, 40,50% se disseram favoráveis ao atual sistema de votação, onde não existe impressão. Foram ao todo 847 votos na enquete, sendo 504 favoráveis à PEC e 343 contrários.

A PEC 135/2019, amplamente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) e tem como relator o deputado Filipe Barros (PSL-PR), ambos integrantes da base governista. O texto prevê que o voto do eleitor seja impresso em um papel que será depositado automaticamente em uma urna, para conferência, sem qualquer contato entre o eleitor e esse papel. A proposta não acaba com o uso da urna eletrônica.

A enquete

A enquete foi ao ar na última terça-feira (3) e durou até 11h desta sexta-feira (6). Foi perguntado aos leitores “Qual tipo de votação você prefere?“, dando como opções de resposta “COM impressão de voto” e “SEM impressão de voto“. Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral.

Confira o resultado final:


Qual tipo de votação você prefere? Votos Votos % Rank
COM impressão de voto 504 59.50% 1
SEM impressão de voto 343 40.50% 2

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba