As eleições para governador do estado em 2022 estão se aproximando e cada vez mais o eleitor vai conhecendo quem deverá se candidatar para disputar o cargo na Paraíba. Se três ou quatro meses atrás havia uma indefinição e só o nome do atual governador João Azevêdo (Cidadania) era conhecido, agora outras figuras políticas entraram na disputa.
O Polêmica Paraíba realiza nesta semana uma enquete para saber de você, leitor, em quem votaria se as eleições para o governo do estado fossem hoje, com as figuras políticas que já são oficialmente pré-candidatas ao posto no pleito de 2022.
O primeiro nome, como dito anteriormente, é do atual governador João Azevêdo. Natural candidato à reeleição, João esteve por meses ‘sozinho’ na disputa estadual do próximo ano. Mas aos poucos, outros nomes foram surgindo.
Dois deles são do campo da direita paraibana e que defendem o presidente Jair Bolsonaro (PL): o deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) e o presidente do PTB na Paraíba, Nilvan Ferreira. Cabo Gilberto já disse reiteradamente que hoje é pré-candidato ao governo estadual, mas que se porventura não houver consenso na oposição para que seu nome seja lançado pelo grupo, irá disputar uma vaga na Câmara Federal.
O segundo nome da ala bolsonarista é o do candidato derrotado em segundo turno à prefeitura de João Pessoa em 2020, Nilvan Ferreira. Presidente estadual do PTB, o partido definiu, em reunião neste mês, lançar o nome de Nilvan para o cargo. Agora, Nilvan e o partido irão dialogar pelo estado em busca de apoios.
Do outro lado do espectro político, quem se coloca hoje como pré-candidata ao governo estadual é a atual vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT). Lígia viu seu nome ser lançado e defendido pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. Recentemente, cumprindo agenda no interior da Paraíba, Lígia disse abertamente aos políticos presentes que irá sim disputar o cargo no próximo ano.
O nome mais recente a entrar na disputa foi o do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Agora filiado ao Partido dos Trabalhadores, Cartaxo disse, nessa quinta-feira (16), após sua filiação, que o próximo passo é iniciar os debates e diálogos em prol de sua candidatura ao governo estadual.
O último nome dessa lista ainda não é pré-candidato oficialmente lançado pelo partido, mas tudo indica que deverá ser nesta segunda-feira (20). Trata-se do deputado federal e presidente estadual do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima. Pedro já foi pré-candidato ao posto em 2021, mas ele e o PSDB optaram por retirar essa pré-candidatura para apoiar a então pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).
Contudo, rumores apontavam que Romero iria desistir da disputa, o que foi anunciado pelo próprio nesta semana. Com isso, o nome de Pedro deverá ser novamente alçado à condição de pré-candidato. Outros parlamentares da legenda já defenderem publicamente que o nome de Pedro é o melhor para a sigla.
Com esses seis nomes já oficializados (com a exceção de Pedro, que deverá ser oficializado nesta segunda-feira), o Polêmica Paraíba quer saber de você, leitor, em quem votaria para governador do estado se as eleições fossem hoje e esses seis nomes estivessem disputando o cargo.
Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. A enquete será finalizada na próxima segunda-feira (24) às 10h, com o resultado sendo divulgado no mesmo dia. Participe!
Em quem você votaria para governador do estado se as eleições fossem hoje e esses seis nomes estivessem disputando o cargo?
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba