Tão logo acabaram as eleições municipais de 2020, políticos de toda a Paraíba já começaram, inegavelmente, suas articulações para as eleições gerais de 2022. Entre os cargos em disputa, está o de deputado federal, tema da próxima enquete do Polêmica Paraíba.
A Paraíba é representada por 12 vagas na Câmara Federal, e o Polêmica quer saber de você, leitor, em quem votaria para deputado federal se as eleições fossem hoje. Para isso, a redação separou 24 nomes, entre já confirmados e outros ainda de bastidores, que devem disputar as eleições do próximo ano para a Câmara Federal.
O total de 24 nomes, entre atuais deputados federais e outros políticos que ocupam ou já ocuparam cargos eletivos, foi dividido em três grupos, separados pelo arco de alianças e apoios liderados pelo atual governador e pré-candidato à reeleição, João Azevêdo (Cidadania), o ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato ao governo do estado no próximo ano, Romero Rodrigues (PSD), e do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que mesmo inelegível a preço de hoje, ensaia uma candidatura ao Senado Federal, filiado pelo PT. Confira a seguir:
João Azevêdo
Pré-candidato à reeleição, João Azevêdo tem, naturalmente, o maior arco de apoios e alianças. Entre os 24 possíveis nomes separados, a candidatura de Azevêdo aglutinaria metade deles. Muitos, atuais deputados federais.
Pela “Situação”, disputariam o cargo os deputados federais Damião Feliciano (PDT); Frei Anastacio (PT); Gervásio Maia (PSB); Hugo Motta (Republicanos); Julian Lemos (PSL); e Wilson Santiago (PTB).
Além deles, aparecem nomes como o da secretária estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital (Podemos); o irmão do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Murilo Galdino; o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB); o prefeito de Esperança, Nobinho Almeida (PP), o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP); e o vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena (Republicanos).
Romero Rodrigues
Principal pré-candidato da oposição ao governo do Estado, o ex-prefeito de Campina Grande deve reunir um importante leque de candidatos a deputado federal sob sua candidatura, principalmente daqueles mais ligados ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Entre os nomes, está o do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que recentemente abriu mão de sua pré-candidatura ao governo do estado para apoiar Romero. Compõem a lista ainda os também deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Wellington Roberto (PL) e o suplente de deputado federal, Rafafá (PSDB).
Também são lembrados como possíveis candidatos pelo grupo, que pode ser chamado de “Oposição 1”, o comunicador Nilvan Ferreira (PTB); o ex-prefeito de Queimadas, Jacó Maciel; a ex-prefeita de Cuité, Euda Fabiana; e o Padre Fabrício, bastante conhecido na cidade de Patos e região.
Ricardo Coutinho
Por último, uma possibilidade que vem sendo articulada nas últimas semanas pelo próprio ex-governador pode colocar Coutinho no páreo para 2022. E Ricardo não iria sozinho para essa possível empreitada ao Senado.
Tentando se filiar ao PT, Ricardo levaria consigo os hoje deputados estaduais Estela Bezerra (PSB) e Jeová Campos (PSB). Não só isso, Coutinho já conta também com o apoio de Luiz Couto (PT), que já confirmou que será candidato à Câmara, onde exerceu quatro mandatos. Outra figura presente na “chapa de Coutinho”, que pode ser chamada de “Oposição 2”, é o médico sousense Dr. Zé Célio.
É importante lembrar que a preço de hoje Ricardo Coutinho está inelegível. Ele e sua defesa, no entanto, buscam virar o jogo judicialmente para que possa concorrer no próximo ano.
Mas e você, se as eleições fossem hoje e esses nomes estivessem postos como candidatos a deputado federal pela Paraíba, em quem votaria?
Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. A enquete será finalizada na próxima quinta-feira (12) às 16h, com o resultado sendo divulgado às 17h.
Além dos nomes, colocados em ordem alfabética, está a opção “Nenhum”, englobando as opções Branco ou Nulo. Vote agora!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba