As eleições do próximo ainda estão distantes, mas cada vez mais, o assunto está presente nas rodas de conversas pela Paraíba. O cargo a nível estadual mais importante em disputa é o de governador do estado, tema de nova enquete do Polêmica Paraíba.
Para essa nova pesquisa, a redação separou sete nomes, dois deles já confirmados pré-candidatos ao cargo, além de cinco nomes que vêm sendo especulados.
Os dois nomes que já anunciaram publicamente que vão disputar o posto são o atual governador João Azevêdo (Cidadania), que naturalmente irá disputar a reeleição, e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que tão logo foi divulgado o resultado do pleito municipal de 2020 (quando o candidato que apoiava, Bruno Cunha Lima, foi eleito em primeiro turno), lançou seu nome para concorrer ao governo.
Ambos devem “trazer” a polarização nacional para a Paraíba, uma vez que João Azevêdo busca o apoio do ex-presidente Lula (PT) para seu palanque, e Romero, principal candidato da oposição, tem bastante afinidade com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Os demais nomes correm no campo da especulação. Bastante lembrado, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) é um dos que podem disputar o cargo. O mesmo já deu entrevistas afirmando o desejo e que avalia a possibilidade. Uma definição sobre disputa ou não deve ser anunciada por ele ainda este ano.
Dois dos três senadores da Paraíba também são citados como possíveis candidatos. Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB, tem visto seu nome ser bastante especulado nos últimos dias, após encontros com Lula e com Luciano Cartaxo. Há quem diga que Veneziano, mesmo falando publicamente que apoia a pré-candidatura à reeleição de Azevêdo, irá se lançar como candidato. Em entrevista recente, o senador disse que não esconde o desejo de disputar o cargo de governador.
O segundo nome é o da senadora Daniella Ribeiro (PP). No entanto, para levar à frente a ideia de ser candidata a governadora pela oposição, ela sofreria resistência interna no partido, já que o mesmo tem em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (PP), que recebeu apoio de João Azevêdo nas eleições municipais de 2020. Além disso, seu irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), pré-candidato a senador, deseja disputar o pleito na chapa majoritária de Azevêdo. Uma postulação de Daniella poderia frustrar esses planos.
Um nome que foi levantado recentemente pelo próprio presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é o da atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Lígia já está em seu segundo mandato como vice e também é lembrada para o pleito. Na visão de Lupi, a candidatura da pedetista é de suma importância para dar palanque e visibilidade ao pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Lupi disse que estão sendo construídos “palanques muito fortes” pelo Brasil, e a Paraíba é um desses estados.
Por último, aparece o nome do ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga (sem partido). Desde que assumiu a titularidade da pasta, em março deste ano, seu nome vem sendo especulado para a disputa em várias frentes, tanto na Paraíba como fora dela. Seu nome já foi cogitado para disputar o senado pela Paraíba, o senado pelo Rio de Janeiro e até o governo do estado, todos com o aval e o apoio do presidente Bolsonaro.
Bolsonaro, inclusive, disse em entrevista recente ao Sistema Arapuan que Queiroga é bastante qualificado e que a Paraíba “tem muito a ganhar”. Na sua visão, no entanto, Queiroga estaria “muito mais, hoje em dia, para disputar um cargo no Legislativo do que no Executivo”.
Diante desses nomes, o Polêmica Paraíba quer saber de você, leitor, em quem votaria para governador do estado se as eleições fossem hoje?
Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. Ela será finalizada na próxima quinta-feira (2) às 16h, com o resultado sendo divulgado às 17h.
Além dos nomes, colocados em ordem alfabética, está a opção “Nenhum”, englobando as opções Branco ou Nulo. Vote agora!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba