O segundo dia da 2ª Semana Estadual de Empreendedorismo da Paraíba (Empreenderama), realizado nesta terça-feira (30), foi marcado por debates sobre turismo, empreendedorismo feminino, tecnologia e cultura. Além de estandes com produtos de empreendedores locais, o evento ainda contou com um desfile das peças artesanais feitas pelas Sereias da Penha ao som dos artistas Mô Lima e Ramon Schnayder.
O grupo de mulheres, que já levou o nome de João Pessoa para o maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week. O desfile teve como nome Renascimento de uma Sereia e ideia foi mostrar mulheres comuns, exibindo acessórios feitos com produtos vindo de peixes, cobres e fios naturais.
O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, fruto da lei n° 11.436/2019 de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro. “O empreendedorismo é o caminho para a retomada da nossa economia. E a Empreenderama foi muito importante para fazer esse debate sobre empreender no pós-pandemia e trazer informações valiosas para quem já tem seu próprio negócio e para quem também deseja empreender”, disse.
O primeiro debate do dia foi sobre o Observatório Econômico e Perfil do MEI João Pessoa/Radar de inteligência – Turismo e Retomada Econômica. Os debatedores foram: o economista Amadeu Fonseca; Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa; Marília Araújo Cruz de Melo, turismóloga, sócia proprietária da Aruanã Pousada e secretária de Turismo de Conde; Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa. A mediadora foi a advogada, Pamela Medeiros.
Na segunda mesa foi abordado Empreendedorismo Regional e o Protagonismo Feminino. Participaram como debatedoras Mônica Tejo, professora Doutora e diretora INSA/MCTI; Diene Toscano, CEO – Soul Consumo Consciente e Achadinhos da Nega; Maria Júlia de Albuquerque Baracho, empresária no ramo do Turismo, proprietária do Engenho Triunfo e sócia proprietária do Hotel Fazenda Triunfo; Maria das Neves (Nevinha), CEO do “Doces Tambaba” e Case de sucesso de empreendedorismo rural e feminino. A mediadora foi a jornalista e sócia-diretora da Múltipla Comunicação, Marly Lúcio.
Logo depois, os participantes acompanharam um debate sobre Empreendedorismo e Tecnologia, que contou com a participação de Nilton Silva, professor da UFCG e fundador do Parque Tecnológico da Paraíba; Tâmela Fama, consultora de Gerenciamento Operacional Corporativo; o turismólogo Raoni Mendes com pós-graduação em Gestão Pública Municipal; Cristiane Nery, advogada no escritório Barreto Braga advogados; e Rinaldo Maranhão, analista de Sistemas, especialista em tecnologia para gestão de varejo e diretor técnico da Cupom Fiscal Sistemas. Como mediador esteve o vereador Thiago Lucena, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo de João Pessoa; sócio proprietário na Genoma Med Hub e Genoma Med Hub.
Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba