Artistas gravaram vídeo com a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, manifesto organizado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Nomes como Fernanda Montenegro, Anitta, Chico Buarque, Wagner Moura e Christiane Torloni participaram da campanha.
Aberto ao público, o documento chegou a 854 mil assinaturas até às 14h desta quarta-feira (10). O manifesto o processo eletrônico de votação e as críticas “instituídas” às defesas. Não cita o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas é visto como uma crítica velada ao chefe do Executivo.
Divulgado em 26 de julho, o manifesto crítico o que considera “ataques infundados e desacompanhados de provas” que questionam “o Estado Democrático de Direito” e a lisura do processo eleitoral.
A carta será lida em evento agendado para 11 de agosto, no Pátio das Arcadas do Lago de São Francisco, em São Paulo.
Banqueiros, empresários, artistas, advogados, integrantes da magistratura do Ministério Público estão entre os signatários. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua mulher Janja da Silva assinaram, assim como os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Entre as personalidades que apoiam o movimento estão os cantores e compositores Chico Buarque e Gilberto Gil, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, as atrizes Débora Bloch e Alessandra Negrini, o apresentador Luciano Huck e o chef de cozinha Bel Coelho.
Ao menos 12 ex-ministros do STF aderiram à iniciativa: Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Eros Grau, Marco Aurélio Mello, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Sydney Sanches, Francisco Rezek e Joaquim Barbosa .
É divulgado o manifesto por meio de um divulgado pela Faculdade de Direito da USP. Basta informar nome completo, CPF, e-mail e ocupação. Acesse o formulário aqui .
Eis os participantes da leitura da carta da USP:
Fernanda Montenegro;
Mário Mante;
Anitta;
Antônio Pitanga;
Paulo Betti;
Camila Pitanga;
Luísa Sonza;
Bruno Mazzeo;
Juliette;
Lin da Quebrada;
Duda Beat;
Seu Jorge;
Marcos Palmeiras;
Cristiane Torloni;
Fábio Assunção;
Lázaro Ramos;
Aline Moraes;
Milton Nascimento;
Alice Wegmann;
Djavan;
Dan Ferreira;
Rogério Flausino;
Paula Lima;
Daniela Mercúrio;
Enrique Diaz;
Dira Paes;
Ícaro Silva;
Txai Suraí;
José de Abreu;
Caetano Veloso;
Cláudia Abreu;
Maria Ribeiro;
Maria Gadú;
Nando Reis;
Ernesto Piccolo;
Wagner Moura;
Manui Gavassi;
BK;
Gal Costa;
Antônio Fagundes;
Chico Buarque;
Maria Bethânia.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Poder 360