No último mês de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de encontros em viagem pelo Nordeste, seu principal reduto político. E segundo a jornalista Andréa Jubé, do Valor Econômico, Lula costurou alianças com PDT, MDB e PSD na região. “Ele fez uma rede de arrasto”, disse o deputado José Guimarães (CE), vice-presidente nacional do PT.
“No Ceará, o PT vai reeditar a aliança de 16 anos com o PDT. O palanque articulado entre as duas siglas destina a cabeça de chapa ao PDT. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deve ser o candidato ao governo cearense, mas não se descartou ainda o nome da atual vice-governadora Izolda Cela (PDT)”, informa Andréa Jubé.
“Em paralelo, o PT tem palanques avançados com o MDB no Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. No Piauí, a cabeça de chapa e a vaga ao Senado ficam com o PT. O candidato à sucessão do governador Wellington Dias (PT) é o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles (PT). Por sua vez, Dias tentará voltar ao Senado. O candidato a vice-governador será um nome escolhido pelo grupo do senador Marcelo Castro, presidente do MDB local”, prossegue.
“No Maranhão, Lula terá o apoio do grupo político do ex-presidente José Sarney, com quem se reuniu em um jantar no dia 19 de agosto em São Luís. A ex-governadora Roseana Sarney vai disputar uma vaga de deputada federal. Lula tenta construir um palanque único no Estado tendo o senador Weverton Rocha (PDT) na cabeça de chapa e o governador Flávio Dino (PSB) concorrendo ao Senado”, aponta a revista Valor.
“Em Pernambuco, também será reeditada a aliança histórica entre PT e PSB – o objetivo principal é contar com a sigla do governador Paulo Câmara na coligação nacional encabeçada por Lula. Na Bahia, o senador Jaques Wagner (PT) encabeça a chapa estadual e Otto Alencar (PSD) tentará a reeleição ao Senado”, finaliza a jornalista.
Na Paraíba, a reportagem cita um palanque avançado com o MDB. Recentemente, Lula se reuniu com o senador Veneziano Vital, presidente estadual do partido, que também esteve com a cúpula nacional do partido. Veneziano tem dado declarações que indicam um apoio a Lula. A executiva do partido, inclusive, pensa em lançá-lo candidato ao governo do estado.
Fonte: Polêmica Paraíba com Valor Econômico
Créditos: Polêmica Paraíba