Preparação

Em seminário do MDB da Paraíba com pré-candidatos, jornalista alerta para a necessidade de comunicação profissional nas campanhas

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O jornalista Carlos Magno, Coordenador de Comunicação do Gabinete do Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta sexta-feira (19) do seminário promovido pelo diretório estadual do MDB na Paraíba com pré-candidatos da legenda para as disputas majoritárias e proporcionais deste ano.

Também participaram do Seminario o advogado Jolbeer Amorim e o contador José Luiz Sousa. O objetivo do evento foi orientar os pré-candidatos, seus assessores e presidentes e demais membros de Diretórios Municipais do MDB quanto a procedimentos, durante a campanha eleitoral deste ano, nas áreas de Comunicação, Direito Eleitoral e Contabilidade.

Em sua explanação aos presentes, Carlos Magno alertou para a necessidade de se promover uma estratégia de comunicação profissional na campanha, sobretudo para que sejam cumpridas as regras determinadas pela Justiça Eleitoral.

“Muitas vezes o candidato se elege e a eleição termina, fatalmente, num terceiro turno, sendo decidida pela justiça. E não raro, o eleito perde o mandado conferido pelo povo por erros que, em alguns casos, ocorre de forma involuntária, por desconhecimento daquilo que é exigido na divulgação de conteúdos”, disse Carlos Magno, ressaltando a necessidade de a comunicação da campanha ser feita por profissional capacitado e que conheça estas regras.

Ele também disse que, independente do tamanho da cidade, a campanha nas ruas é essencial. “O contato, a visita, a conversa com os eleitores, não deixou e nunca deixará de ser importante”. Mas destacou a necessidade de a campanha de rua estar “casada” com uma estratégia de comunicação focada nos meios de comunicação tradicionais e nas redes sociais.

“A produção de conteúdo para sites e blogs, e também para as redes sociais, deve estar ‘casada’ com aquilo que é apresentado nas ruas, para uniformizar o discurso e dar credibilidade ao que está sendo publicizado. Nunca esquecendo, claro, o cuidado em seguir sempre as delimitações da justiça eleitoral”.

Carlos Magno e outros profissionais de comunicação, a exemplo de Edil Francis, Weslley Bruno e outros, integram uma equipe que irá atuar em algumas campanhas municipais este ano. “Estamos apresentando propostas para que este conjunto de estratégias seja colocado em prática, produzindo os conteúdos e seguindo as diretrizes necessárias”. Maiores informações: (83) 99926-6055 ou (61) 98134-5838.

Assessoria de Imprensa