A semana começou com a sabatina do atual prefeito de João Pessoa e candidato a reeleição, Luciano Cartaxo (PDT). As perguntas foram separadas por assunto e essa segunda feira (19)
Saúde
Luciano afirma que durante a sua gestão investiu na reestruturação e ampliação das Unidades de Saúde da Família e um repasse para um atendimento mais humanizado.
Sobre as UPAs, Luciano disse faltar pouco. “Estive visita técnica a upa cruz das armas, que está praticamente pronta aguardando os equipamentos para iniciar os trabalhos o mais rápido possível”. A previsão de data para inauguração deverá estar fechada ainda essa semana.
O candidato disse que também está prevista uma UPA Especialidades, no bairro dos Bancários, que irá focar na área de ortopedia. Também uma nova UPA no Geisel, com atendimento de urgência e emergência, contabilizando cinco UPAs em João Pessoa.
Mobilidade Urbana
Respondendo ao tópico sobre mobilidade urbana na Capital: “Estamos sempre exigindo melhoras das empresas de ônibus que circulam em João Pessoa. Estamos trabalhando sempre para incentivar a renovação da frota”. Cartaxo disse que a faixa exclusiva para ônibus, que era de 2km, já conta com 20km. O candidato Luciano Cartaxo disse que em relação à contratação das empresas de ônibus, tudo depende de licitações: “Quando o contrato for encerrado, será feita uma nova licitação”.
Educação
O atual prefeito rebateu as críticas de que suas reformas na educação eram pequenas: “O nosso investimento em educação infantil tem crescido, saímos de 43 creches para 83 creches. De 12 escolas em tempo integral, agora são 21”. Para proposta para os próximos quatro anos é a construção de três centros de apoio ao ensino integral para que no contra turno do estudante seja ocupado com cultura e esporte.
Moradia
Investimento em infra estrutura e a entrega de várias unidades de casas e apartamentos. Em relação a polêmica do atraso da entrega no Vieiria Diniz B, que estaria atrasado desde 2013, Luciano explica: “Entregamos os primeiros 500 apartamentos, mas faltando pouco para a segunda parte da entrega, a empresa responsável pela obra faliu. O processo licitatório foi reaberto e isso gerou o atraso”. Luciano garantiu que a entrega deverá acontecer até mês que vem.
Desemprego
Nesse tópico a crise foi pautada e o candidato respondeu como atrair investidores para gerar empregos. Luciano disse que a aposta é estimular o micro empreendedor: “Estamos apostando muito no micro crédito, como o Banco Cidadão, para estimular o crescimento econômico”. disse.
Fonte: Polêmica Paraíba