Nesta terça-feira(02), o nome do Deputado Estadual, Luciano Cartaxo(PT), deve ser homologado pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, visando a disputa das eleições municipais 2024 em João Pessoa. Sua indicação foi aprovada pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), liderado pelo senador pernambucano, Humberto Costa, sendo, na sequência, posta em prática em contraposição à defesa de parte do partido de apoio à pré-candidatura à reeleição do atual prefeito, Cícero Lucena(PP).
A opção por Cartaxo, feita nacionalmente, ocorreu em meio a um jogo bruto de bastidores que não agradou as pretensões da Deputada Cida Ramos. Caso não houvesse intervenção nacional, a parlamentar tinha condições de ser a escolhida, já que liderava o processo internamente dentro da legenda. Para chegar a este resultado, as operações foram coordenadas pelo ex-governador Ricardo Coutinho, que mantém, ainda hoje, boas relações com a cúpula do partido, em Brasília.
A ação, que contou com o apoio do Deputado Federal Luiz Couto, teve dois propósitos: tirar Cida do processo eleitoral, além de enfraquecer os defensores do apoio a Cícero. A finalidade foi cumprida primeiro com uma resolução que estabeleceu candidatura própria, afastando assim, a tese de aliança. A próxima etapa foi a escolha do critério para a seleção da candidatura própria, tendo como principal opção, uma pesquisa de opinião pública favorecendo Cartaxo, visto que ele comandou a capital por oito anos.
Em consequência disso, após a definição da Executiva do PT, o próximo passo será levar a demanda para a deliberação da Federação Brasil da Esperança, com integrantes como PCdoB e PV. Na ocasião, os dois partidos apoiam a reeleição de Cícero Lucena e manifestaram o fato publicamente através de nota. A decisão final, portanto, terá que ser feita no plano nacional. O colegiado é comandado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), porém, o PT possui mais votos possíveis no grupo, contribuindo para o pleito de Cartaxo.
Nacionalmente, o PT já homologou 13 candidaturas em capitais neste ano, tentando, ainda, garantir o vice em seis outras, por exemplo, Rio de Janeiro e Recife. Em caso de confirmação em João Pessoa, serão 14 postulações alinhavadas.