Em agenda na cidade de João Pessoa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (30), que não reconhece o resultado da eleição na Venezuela, que apontou a vitória de seu homólogo Nicolás Maduro. A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Hora H, da rádio Pop 89,3 FM.
“A Venezuela tinha um colégio eleitoral, era colégio nacional eleitoral, um comitê nacional, onde tinha três pessoas do governo e duas da oposição. Era esse colégio que tinha que dá um parecer sobre as atas. Acontece que Maduro, não ouviu esse colégio, passou direto para Suprema Corte. Eu não estou questionando a Suprema Corte, eu apenas acho que tem que passar pelo colégio eleitoral que foi criado para esse fim. Portanto, não aceito nem a vitória dele e nem da oposição. E ele (Maduro) tem o direito de não gostar”, disse Lula.
A vitória de Maduro acontece em um cenário turbulento na Venezuela. Vários países e organizações questionam o “processo democrático” citado pelas autoridades venezuelanas nas eleições.