Os institutos de pesquisas Datavox, IEPES e Opinião (empresa sediada em Curitiba) realizaram levantamentos para aferir a intenção de votos dos advogados paraibanos nas três chapas que estão disputando a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba. As três empresas divulgaram números divergentes sobre o desempenho de cada um dos candidatos.
Divulgada pela portal Polêmica Paraíba ontem, a pesquisa do instituto Opinião mostra Paulo Maia, atual presidente da Ordem e candidato da Chapa 1, na liderança, com 33,19% das intenções de votos. Ele é seguido por Sheyner Asfora, da Chapa 2, que aparece com 31,24%, e por Carlos Fábio, da Chapa 5, que tem 18,87% das intenções de voto. Nessa pesquisa, a margem de erro é de 4%, então subtende-se que os dois primeiros colocados estão em empate técnico. O levantamento foi feito entre os dias 23 e 26 de novembro, com 500 advogados, e registrado no Conselho Regional de Estatística (CONRE) sob o número 6650/12.
Na segunda-feira (25), o portal Wscom divulgou os números do Instituto Estatístico de Pesquisa Social (IEPES). Nesse levantamento, o Carlos Fábio aparece com 40,2% das intenções de voto entre os advogados paraibanos, contra 38,5% do atual presidente Paulo Maia, que é candidato à reeleição. Sheyner Asfora fica com 11,2% nessa pesquisa. Os números foram apurados no último dia 20 de novembro.
O Instituto Datavox também realizou um levantamento, e neste o atual presidente da Ordem aparece com 51% das intenções de voto; Carlos Fábio tem 18% e Sheyner Asfora conta com 7,8% das intenções de voto nessa pesquisa. Foram realizadas 400 entrevistas entre os dias 14 e 15 de novembro.
A eleição
De acordo com Maria Madalena Abrantes, presidente da Comissão Eleitoral da OAB, o resultado das eleições poderá ser conhecido a partir das 19h desta quarta-feira, quando está prevista a conclusão da apuração em todo o Estado. Ao todo, 10.579 advogados estão aptos a votar. O pleito vai acontecer das 09h às 17h na capital, João Pessoa, e nas subseções da OAB nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Vale do Piancó e Princesa Isabel.
Após o resultado do pleito, o portal Polêmica Paraíba publicará reportagem sobre os institutos de pesquisa que mais se aproximaram dos números válidos das eleições.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba