As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na terra dos potiguaras, como é mais conhecido o município de Baía da Traição.
O atual Prefeito apoiará uma candidata estreante, enquanto a oposição concentra suas forças em uma chapa formada por dois ex-Prefeitos.
Euclides Sérgio Costa de Lima Júnior, mais conhecido como Serginho Lima, começou sua trajetória política em 2012, quando se candidatou a Prefeito de Baía da Traição, sendo derrotado em uma disputa apertada contra o Vereador Manuel Messias.
Serginho retornou quatro anos depois em uma eleição ainda mais acirrada que contava com o Prefeito Manuel e o ex-Prefeito Zé Oscar. Lima vence o pleito ao atingir 2.034 votos (37,4%), contra 31,83% de Zé de Oscar e 30,78% do Prefeito Manuel.
Reeleito com uma votação mais tranquila em uma nova disputa contra Zé Oscar, Serginho irá indicar como sua sucessora a estreante Deta de Serginho. Deta é alguém considerada da família do Prefeito e foi confirmada como candidata ainda no final do ano passado.
A possível vitória de Deta pode ajudar as aspirações de Serginho em ser Deputado Estadual nas eleições de 2026.
A oposição terá como representante o empresário Aluízio Lorena. Lorena foi Prefeito da cidade pernambucana de Gravatá no ano 2000. Representante dos setores gastronômico e hoteleiro, Aluízio também foi Secretário de Saúde e Turismo de Baía da Traição.
Seu companheiro de chapa é um dos nomes mais famosos da política de Baía da Traição. José Alberto Dias Freire, conhecido pelo apelido de Zé de Oscar, foi Vereador, Vice-Prefeito entre 1993 e 2001 e Prefeito entre 2005 e 2013.
Após as duas derrotas para Serginho em 2016 e 2020, Zé se coloca mais uma vez como representante das oposições, só que dessa vez formando uma aliança com um estreante em disputas eleitorais na Paraíba.
Articulações para Outubro
Deta de Serginho sairá candidata pelo MDB e terá como principais apoiadores, os Deputados Tanilson Soares e Murilo Galdino e os Senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo. Seu companheiro de chapa será o ex-Vereador Jailson Tavares, filiado ao Republicanos.
Aluízio Lorena se filiou ao PSB e terá o apoio de Cida Ramos, Eduardo Carneiro, Gervásio Maia e do Governador João Azevêdo. Zé de Oscar sairá como Vice, filiado ao Solidariedade.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba