Votação

ELEIÇÕES: Confira últimos pleitos em João Pessoa que terminaram ainda no primeiro turno

Veja quem são os candidatos e qual ano do processo eleitoral foram eleitos

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Desde o início do século XX, ocorrem as eleições municipais em João Pessoa, com candidatos tentando assumir o poder da capital paraibana. Porém, em sua grande maioria, as eleições, até hoje, tem continuidade em uma segunda etapa, representada na pessoa de dois candidatos. Apesar disso, em um histórico mais recente, apenas três nomes conseguiram ser eleitos ainda no primeiro turno.

Cícero Lucena (2000)

Após as eleições de 1996, quando conseguiu ser eleito no segundo turno, Cícero Lucena, agora tentando a reeleição, lançou sua candidatura no ano 2000.

Ao fazer parte da coligação “Por Amor a João Pessoa”, o prefeito da época, tinha como adversário naquele ano, o candidato Luiz Couto (PT). Entretanto, no momento da apuração dos votos, o petista terminou com 21,02%, contra 74,02% de Cícero, que com o resultado, foi reeleito sem a necessidade de um segundo turno.

Ricardo Coutinho (2004)

Posteriormente, filiado ao PSB, Ricardo Coutinho, ao integrar a coligação “É Decisão Popular”, tentou a vaga do executivo municipal. Dentre seus opositores, estava Ruy Carneiro (PSDB), que por sua vez fazia parte da coligação da gestão anterior de Cícero Lucena.

Acima de tudo, Ricardo, ao lado de seu vice, Manoel Junior (PMDB), terminou aquela eleição somando mais de 215 mil votos. Com relação à estatística, finalizou reunindo 64,45%, em detrimento dos 30,82% obtidos por Ruy.

Ricardo Coutinho (2008)

Após passar pela sua primeira gestão, Coutinho buscava se reeleger como prefeito de João Pessoa, dessa vez, tendo como vice Luciano Agra. Ao fazer parte da coligação “A Força do Trabalho”, teve pela frente, como candidato de oposição, João Gonçalves (PSDB).

Além disso, Ricardo precisou de apenas um turno, para que superasse a contagem mínima necessária de 50% dos votos. A partir disso, se sobressaiu em relação ao seu adversário, atingindo mais de 73%, enquanto João Gonçalves, encerrou com apenas 23,03% das intenções registradas nas urnas.

Luciano Cartaxo (2016)

Por fim, a última edição que terminou ainda no primeiro turno, foi em 2016, quando Luciano Cartaxo (PSD), após o término de seu mandato em 2012, tentou a reeleição. Na época, se associou à coligação “Força da União Por João Pessoa”.

Como oposição ao seu Governo, se apresentou a candidata Cida Ramos (PSB), que fazia parte da coligação “Trabalho de Verdade”. Ao obter mais de 222 mil votos, representando cerca de 59% dos votos, Luciano foi novamente eleito para a prefeitura de João Pessoa para os próximos quatros anos.