Disputa

ELEIÇÕES 2026: Confira os prefeitos de capitais cotados para o governo de seus estados

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Com a proximidade das eleições de 2026, quando haverá a disputa para o governador estadual, muitos nomes acabam sendo especulados. Assim, nas capitais brasileiras, muitos prefeitos estão sendo cotados para lançar candidatura no próximo ano, deixando o âmbito municipal para tentar o poder da sua unidade federativa.

Prefeitos cotados para o governo de seus estados

Após ser reeleito na prefeitura da capital pernambucana com mais de 78% dos votos, João Campos, nos últimos meses, é considerado o principal nome do PSB para a disputa do ano que vem no Estado.

Acima de tudo, em pesquisas recentes, o prefeito aparece na frente da atual Governadora, Raquel Lyra, que teria apenas 28% das intenções. Já João, neste cenário, soma 56%, indicando que já conta com uma preferência popular mais acentuada.

  • Ricardo Nunes (MDB), São Paulo

Apesar de haver especulações quanto ao seu futuro político, o atual prefeito de São Paulo já garantiu que não pretende lançar candidatura em 2026. O fato ocorreu logo após surgirem teorias a respeito de Nunes ser uma alternativa ao cargo caso Tarcísio se lance à Presidência da República.

Com isso, declarou que seria viável somente em 2030, período em que não descarta a possibilidade de oficializar seu nome nas eleições para o Governo de seu estado.

  • Bruno Reis (União Brasil), Salvador

Reeleito no ano passado com 78,67%, o Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), em oposição ao atual governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), está sendo cotado para a disputa do ano que vem.

  • Cícero Lucena (PP), João Pessoa

Nas últimas semanas, a provável candidatura do Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, vem ganhando força na região. Afinal, devido sua boa relação com o atual gestor estadual, João Azevêdo(PSB), existe a real possibilidade de ser o sucessor no grupo da situação.

  • David Almeida (Avante), Manaus

Permanecendo no executivo municipal para o seu segundo mandato, David Almeida, em Manaus, já tem seu nome especulado para o governo. Porém, apesar de já manifestar interesse pela disputa, o prefeito terá pela frente o Senador Omar Aziz(PSD) como principal adversário.

  • Eduardo Paes (PSD), Rio de Janeiro

Por fim, Eduardo Paes, reeleito no ano passado, é indicado como um dos principais nomes para as eleições de 2026 no Rio. Em pesquisas recentes, o gestor lidera com 48,9% das intenções de voto, ficando a frente do segundo colocado, o parlamentar Tarcísio Motta (PSOL), que soma 8,7%.