As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, mais precisamente no município de Areia de Baraúnas.
O atual Prefeito buscará a reeleição em um novo embate contra um ex-Deputado Estadual famoso na região.
Antônio Mineral começou sua vida pública em 1988, quando se elegeu Vereador na cidade de Passagem, com apenas 22 anos. Reeleito no pleito seguinte, o parlamentar foi um dos principais incentivadores da emancipação de Areia de Baraúnas, até então distrito de Passagem, em 1994.
A atuação no processo de emancipação foi primordial para a sua eleição como o primeiro Prefeito da nova cidade em 1996. Mineral decidiu não disputar à reeleição em 2000 e indicou o seu sobrinho Gilson, que venceu a eleição com mais de 76% dos votos.
A força de Mineral o levou a alçar voos mais altos e ele se tornou Deputado Estadual em 2002, tendo mais de 23 mil votos.
Reeleito para mais duas legislaturas na Assembleia, Mineral conseguiu reeleger Gilson em 2004 e eleger sua esposa Dequinha para mais duas legislaturas entre 2009 e 2016.
Mas a sua atuação em Areia de Baraúnas não lhe garantiu mais um mandato de Deputado e Mineral ficou na primeira suplência do PSC em 2014 e na quinta do PSB em 2018, mesmo com a eleição da sua aliada Guia de Zé de Pedro Velho em 2016.
Após dois insucessos em eleições estaduais, Mineral assumiu o posto de líder do grupo e tentou um retorno à Prefeitura de Areia de Baraúnas nas últimas eleições, em uma disputa contra o estreante Toinho Macedo.
Antônio Gerônimo Duarte Macedo, mais conhecido pelo apelido de Toinho Mecedo, disputou sua primeira eleição em 2020, apoiado pela candidata Dêda que havia perdido os dois pleitos anteriores contra o grupo de Antônio Mineral.
Filiado ao PROS, o candidato das oposições era apoiado pelo Deputado Estadual João Henrique e surpreendeu a todos ao derrotar o ex-Prefeito Mineral, com uma vantagem de apenas 26 votos.
O feito de Macedo foi algo inédito na cidade, pois ele é o primeiro nome não ligado ao grupo Mineral, à se tornar Prefeito de Areia de Baraúnas, em mais de 20 anos de emancipação política.
Articulações para Outubro
O atual Prefeito deixou o PROS e será candidato a reeleição pelo PSB. Ele será apoiado pelo Governador, o Senador Efraim Filho e o Deputado Estadual Chico Mendes.
Mineral deverá ser candidato pelo Republicanos e terá o apoio dos irmãos e Deputados Adriano e Murilo Galdino.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba