Bastidores

ELEIÇÕES 2024: Prefeita decide não tentar a reeleição e três nomes disputam a Prefeitura de Boa Ventura

Uma das disputas mais interessantes será na região do Vale do Piancó, mais precisamente no município de Boa Ventura.

ELEIÇÕES 2024: Prefeita decide não tentar a reeleição e três nomes disputam a Prefeitura de Boa Ventura

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região do Vale do Piancó, mais precisamente no município de Boa Ventura.

A atual Prefeita decidiu não disputar a reeleição e apoiará um empresário estreante em eleições, enquanto a oposição concentra suas forças em um ex-Prefeito e uma Vereadora, que já foi Primeira-Dama da cidade.

A Vereadora Leonice Lopes disputou a Prefeitura de Boa Ventura pela primeira vez no ano de 2012. Em um pleito acirrado que contava com três candidatos, Leonice ficou na segunda colocação, atrás do também Vereador Miguelzinho, que era apoiado pelo então Prefeito Dudu Pinto.

Miguelzinho ficou no cargo por pouco menos de um ano, tendo sido cassado pelo TSE, por na visão do Tribunal, não ter recolhido como presidente da Câmara de Vereadores a contribuição previdenciária patronal de funcionários no ano de 2003.

Por conta dessa decisão, Leonice assumiu o cargo e ficou até o final do mandato. A Prefeita disputou a reeleição em 2016, vencendo a chapa formada pelo ex-Prefeito Dudu Pinto e a esposa do ex-Prefeito Miguelzinho. Para a sua sucessão em 2020, Lopes indicou sua sobrinha Talita, até então estreante em eleições. Talita derrotou o ex-Prefeito Miguelzinho em uma disputa acirrada, solidificando a força da família Lopes na cidade.

O ESCOLHIDO DA PREFEITA

A Prefeita decidiu não disputar a reeleição nestas eleições e o escolhido do grupo foi Vital Neto. Vital é empresário, esposo da ex-Prefeita Leonice e foi quem coordenou a campanha vitoriosa de Talita em 2020.

OS NOMES DA OPOSIÇÃO

A oposição se dividiu em duas candidaturas de peso para tentar derrotar a família Lopes. O ex-Prefeito Miguelzinho foi Vereador, até se eleger Prefeito em 2012 e ser cassado como foi citado anteriormente na matéria. Após indicar a sua esposa como Vice em 2016 e se candidatar em 2020, Miguelzinho vem recomendado por uma votação acirrada nas últimas eleições, para tentar voltar a ocupar a cadeira de Prefeito.

A outra candidata é a Vereadora Francisca Queiroga. Francisca se tornou Vereadora em sua primeira eleição, no pleito suplementar de 2023. Primeira-Dama da cidade entre 2005 e 2013, a esposa do ex-Prefeito Dudu Pinto se coloca como um nome forte na disputa, em do apoio do Governador João Azevêdo.

ARTICULAÇÕES PARA A DISPUTA EM BOA VENTURA

Vital Neto será candidato pelo Republicanos e terá como companheira de chapa, a Vereadora Livoneide Pinto do PSD.

Pelo lado da oposição, Miguelzinho é filiado ao MDB, tendo Cícero Paraíba do Progressistas como candidato a Vice e Francisca Queiroga sairá pelo PSB, com o Vereador Ebinho também do PSB, como companheiro de chapa.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba