Vencedores

ELEIÇÕES 2024: Conheça os 23 Vice-Prefeitos que foram eleitos Prefeitos na Paraíba

As campanhas eleitorais para o pleito municipal de 2024, movimentaram todos os 223 municípios paraibanos.

ELEIÇÕES 2024: Conheça os 23 Vice-Prefeitos que foram eleitos Prefeitos na Paraíba

As campanhas eleitorais para o pleito municipal de 2024, movimentaram todos os 223 municípios paraibanos.

Para se ter uma dimensão do tamanho desta eleição, mais de 520 candidaturas foram registradas no TSE, englobando nomes da oposição e da situação.

Em muitas dessas cidades, o escolhido para seguir o trabalho dos Prefeitos foram os seus Vices e em outros após rompimentos que abalaram os municípios, os Vices disputaram e venceram aqueles que foram seus companheiros na eleição anterior.

Nessa matéria nós iremos apresentar os 23 Vice-Prefeitos que venceram as disputas nas suas cidades, suas histórias e como foi o processo de cada eleição.

Lucinha da Saúde – Mari: Lúcia de Fátima Santos da Silva, mais conhecida por Lucinha da Saúde disputou sua primeira eleição em 2016, quando ficou na suplência para uma das vagas na Câmara de Mari. Lucinha foi colocada como Vice do Prefeito Antônio Gomes, que decidiu retirar Karina Melo do posto.

A dupla foi eleita em uma disputa apertada contra o ex-Prefeito Marcos Martins e Lucinha foi alçada a cabeça de chapa do grupo nestas eleições. Em uma eleição decidia nos mínimos detalhes, Lucinha derrotou Marcos Martins por uma diferença de 104 votos e se tornou Prefeita de Mari.

Manezinho Lourenço – Sumé: Manuel Lourenço Queiroz Duarte, mais conhecido pelo apelido de Manezinho Lourenço, substituiu Dro Barbosa, como companheiro de chapa do Prefeito Éden nas eleições de 2020.

Os dois romperam politicamente no começo deste ano, e Manezinho decidiu lançar sua candidatura, contra a candidatura do ex-Prefeito Doutor Neto que também rompeu com o Prefeito e o candidato de Éden, o Chefe de Gabinete Heleno Júnior.

Em uma disputa que englobava três candidaturas fortes, Manezinho surpreendeu e venceu o pleito ao atingir 53,35% dos votos, contra 32,98% do Doutor Neto e 13,67% de Heleno.

Márcio Aurélio – Jacaraú: Assim como o caso de Sumé, Márcio Aurélio não era o Vice-Prefeito no primeiro mandato de Elias Costa nas eleições de 2016. Na reeleição de Elias, Aurélio é colocado como Vice no lugar de Adriana Catolé.

Prefeito e Vice rompem politicamente no final de 2023, após Márcio não ser o nome escolhido para a sucessão do Prefeito Elias, se colocando como principal nome da oposição, tendo como companheiro de chapa o ex-Prefeito João Ribeiro, que decidiu desistir da candidatura para figurar ao lado de Márcio.

Em uma eleição acirradíssima, o Vice-Prefeito derrota Valdeci Coutinho, candidato do Prefeito, por uma diferença de apenas 104 votos.

Neto Carneiro – Alagoa Grande: Neto do ex-Prefeito Doutor Bosco e filho do Deputado Estadual e também ex-Prefeito Bosco Carneiro, Neto Carneiro se tornou Vice-Prefeito nas eleições de 2020, em uma união formada pelo seu pai e o Prefeito Sobrinho, rivais históricos na cidade.

A união não durou muito tempo e Neto colocou seu nome como candidato das oposições, contra o candidato do Prefeito e da sua Tia, Manuella Carneiro, que se colocou contra a família pela segunda eleição seguida. Manuella acabou renunciando a candidatura para apoiar o nome de Sobrinho, trazendo ainda mais força para o grupo de situação.

Mas em um pleito decidido nos mínimos detalhes. o Vice-Prefeito derrotou Fernando Fortunato, por uma vantagem de menos de 3% dos votos, sendo o terceiro Carneiro a ocupar a Prefeitura de Alagoa Grande.

Patrícia Farias – Pilar: Patrícia era uma estreante quando foi colocada como companheira de chapa do Prefeito Benício nas eleições de 2020. Com a reeleição de Benício, a médica foi o nome escolhido para à sucessão do Prefeito.

Farias conseguiu uma vitória retumbante ao alcançar 65% dos votos na disputa contra Clodoaldo Beltrão, naquela que foi a maior votação da história de Pilar.

Batista Torres – Itapororoca: Vice-Prefeito na chapa encabeçada pela Prefeita Elissandra Brito, Batista Torres não foi o primeiro nome a ser escolhido para à sua sucessão, o que quase causou o racha no grupo que comanda a cidade nos últimos anos.

O preferido da Prefeita era o Vereador Rodrigo Carvalho, decisão contestada pelos líderes políticos da cidade, o que culminou em discussões internas sobre quem seria o candidato. Após algumas deliberações, o escolhido foi Batista, que venceu a eleição com 63.30% dos votos.

Chaguinha Lopes – São Mamede: Filho do ex-Prefeito Chagas Lopes, que comandou São Mamede por cinco mandatos e cunhado do Prefeito Segundo Domiciano de São José do Sabugi, Chaguinha foi eleito Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Doutor Jefferson.

Amparado pela aprovação do Prefeito e pela força do seu pai na cidade, Chaguinha foi eleito com uma das maiores porcentagens do estado, ao atingir 87,34% dos votos.

Chico de Eulina – São João do Cariri: O caso de São João de Cariri é bem distinto se compararmos às outras cidades da lista. Chico de Eulina foi um dos candidatos derrotados pelo Prefeito Cosme Gonçalves no pleito de 2016. No ano de 2019, o Prefeito renunciou ao cargo alegando problemas de saúde, abrindo espaço para que seu Vice, Helder Trajano, assumisse a Prefeitura.

Em 2020, Chico se aliou ao Prefeito Helder, se tornando Vice-Prefeito, o que lhe deu a oportunidade de ser o nome indicado para às eleições deste ano. Eulina se elegeu com pouco mais de 57% dos votos, continuando o trabalho do grupo na Prefeitura.

Cláudio Neto – Itabaiana: Eleito Vereador em 2016, Cláudio Neto foi escolhido como companheiro de chapa na reeleição do Prefeito Lúcio Flávio, após o rompimento entre o Prefeito e o Vice Sinval, que disputou o pleito daquele ano.

Cláudio teve Sinval novamente como nome da oposição, se tornando Prefeito ao atingir pouco mais de 60% dos votos.

Erivan Júlio – Salgadinho: A parceria entre Marcos Alves e Erivan Júlio remonta a eleição de 2012, quando a dupla foi derrotada na disputa contra Débora Cristiane. Quatro anos depois, Marcos é eleito Prefeito, se reelegendo em 2020, em uma nova disputa contra a ex-Prefeita Débora.

Com toda essa história juntos, era natural que Erivan fosse o nome para suceder o Prefeito em 2024. se tornando Prefeito com 58,70% dos votos, no embate contra Neném de Juraci.

Felipe Oliveira – Assunção: Luiz Waldvogel de Oliveira Santos, mais conhecido como Vogel, é o principal nome da política de Assunção nos últimos 20 anos. Após derrotas em 1996 e 2000, Vogel se elege ao derrotar o Vice-Prefeito Lindoval no pleito de 2004.

Reeleito em 2008, Vogel indica o sobrinho Rafael Oliveira para à sua sucessão. Rafael é eleito, passa os quatro anos de mandato, e abre mão da reeleição para o retorno do Tio, que consegue mais dois mandatos de Prefeito.

Nestas eleições outro sobrinho foi escolhido como nome da chapa. O Vice-Prefeito Felipe Oliveira, foi eleito com muita tranquilidade, tendo quase 85% dos votos.

Galego da Gavel – Pombal: Claudenildo Alencar Nóbrega, mais conhecido como Galego da Gavel, apareceu pela primeira vez na política no pleito de 2012, quando foi companheiro de chapa de Mayenne, esposa do ex-Prefeito Verissinho na disputa contra a Prefeita Pollyanna Dutra.

Após a derrota em uma disputa decidia nos detalhes, Verissinho volta a ser cabeça de chapa no pleito de 2016, tendo Gavel ao seu lado. A dupla consegue derrubar o domínio dos Feitosas que vinha desde 2004, vencendo na sequência Paulo Fragoso e Kevia Werton, irmã de Pollyana.

Para às eleições de 2024, Galego foi colocado como nome da sucessão do Prefeito Verissinho em uma disputa contra Pedro Feitosa, filho de Pollyana e do saudoso Prefeito Jairo. Em uma disputa decidida por pouco mais de 400 votos, Galego foi eleito, solidificando a força do grupo de Verissinho na cidade.

Heitor Campos – Cacimba de Areia: Sobrinho do Prefeito Rogério, o jovem Heitor foi escolhido como candidato a Vice nas eleições de 2020, quando o Prefeito foi reeleito com quase 70% dos votos.

Para às eleições deste ano, Campos decidiu formar uma chapa com o Vice-Prefeito Heitor como candidato à Prefeito e sua irmã Camila, como Vice. A dupla de irmãos venceu o pleito com tranquilidade, atingindo 73,18% dos votos.

Jorsâmara Neves – Zabelê: Vereadora de primeiro mandato, Neves foi alçada a Vice na chapa encabeçada pelo Prefeito Dalyson em 2020.

Após a reeleição de Neves, Jorsâmara foi o nome indicado para à sucessão do Prefeito, se tornando Prefeita ao atingir pouco mais de 80% dos votos, em uma chapa inteiramente feminina.

Lu Pereira – Ibiara: Lucineide Vieira Pereira, mais conhecida como Lu Pereira teve sua primeira experiência política no pleito de 2020, quando foi eleita Vice-Prefeita ao lado do Prefeito Nenivaldo Barros.

Apoiada pelo Prefeito e pelo Governador João Azevêdo, Pereira se tornou Prefeita de Ibiara tendo pouco mais de 60% dos votos, em mais uma vitória feminina da nossa lista.

Adalcy Freitas – São Sebastião do Umbuzeiro: Esposa do ex-Prefeito Chico Neves, gestão na qual o Prefeito Adriano foi Secretário, Adalcy foi o nome escolhido pelo grupo para a reeleição do Prefeito, que venceu a eleição com mais de 80% dos votos.

Como forma de continuidade do grupo, a Vice-Prefeita foi a escolhida na sucessão de Adriano, sendo eleita com pouco mais de 60% dos votos, consolidando o nome do Prefeito como um dos postulantes para a Assembleia em 2026.

Alberto de Braz – Santa Cruz: Alberto de Braz era um Vereador no terceiro mandato, quando foi escolhido como companheiro de chapa do Prefeito Paulo César nas eleições de 2020.

A dupla venceu o ex-Prefeito Raimundo Antunes em uma eleição acirrada e Alberto foi colocado como nome da sucessão do Prefeito. A diferença de Alberto para os outros nomes da lista é que ele foi eleito sem ter candidatos de oposição, o que demonstra a força do grupo comandado por Paulo César em Santa Cruz.

Alírio Filho – Alagoinha: Filho do ex-Vice-Prefeito Alírio Claudino de Pontes, o jovem Alírio Filho foi o nome escolhido para a reeleição da Prefeita Maria de Zé Roberto no embate contra a ex-Prefeita Alcione Beltrão.

Após a vitória da Prefeita, Alírio foi o natural sucessor do grupo, tendo como adversário, outro filho de uma importante família na cidade. André Beltrão é filho dos ex-Prefeitos Ricardo e Alcione, e trouxe à disputa em Alagoinha um embate de jovens com um passado importante na cidade.

Alírio venceu a eleição com pouco mais de 53% dos votos, naquela que pode ser o primeiro embate entre dois rivais da política de Alagoinha.

Amancinho – Borborema: A história da cidade de Borborema começa com a família Amâncio Ramalho. José Amâncio Ramalho ocupou as terras da cidade em 1912, vindo de Araruna. Ramalho pensou na evolução do local, construindo um açude, que virou uma hidrelétrica, fornecendo energia para várias cidades da região, transformando Borborema em uma cidade em potencial, emancipada em 1959.

O seu filho, José Amâncio Ramalho Júnior foi Prefeito do município em três oportunidades. 1982, 1992 e 2004. Como forma de continuidade do grupo na política, a terceira geração de Amâncios em Borborema é capitaneada por José Amâncio da Fonseca Ramalho, mais conhecido pelo apelido de Amancinho.

Amancinho apareceu pela primeira vez em uma disputa, quando foi candidato à Prefeito no pleito de 2000, sendo derrotado pelo Prefeito Zé Maranhão. Quatro anos depois, o seu pai foi eleito Prefeito, mas não pode terminar o mandato, tendo falecido em 8 de agosto de 2006.

No pleito de 2008 Amancinho foi colocado como Vice do Prefeito Rei, que havia tomado posse após a morte de José Amâncio. A chapa derrotou Paula Maranhão, esposa do ex-Prefeito Zé. Em 2012, os grupos romperam e Amancinho continuou como Vice. só que dessa vez ao lado de Paula Maranhão, enquanto o grupo do Prefeito apoiou a chapa encabeçada por Gilene Cândido.

Em uma eleição muito acirrada, o grupo Ramalho e Maranhão saiu vitorioso e Paula Maranhão se tornou a primeira Prefeita da história de Borborema. Após idas e vindas. Amancinho foi Vice de Gilene nas últimas eleições, e candidato em 2024 em um embate acirrado contra Rubinho, saindo vencedor ao atingir 52,16% dos votos.

Availdo Azevêdo – Araruna: A primeira eleição de Availdo foi em grande estilo. Eleito Prefeito em uma disputa apertada contra Vital Costa em 2004, Azevêdo não disputa a reeleição em 2008 e retorna em 2012 como candidato em um pleito que englobava a Prefeita Wilma Maranhão e o mesmo Vital.

Após ficar na terceira colocação, Availdo retorna a política após 8 anos, como candidato a Vice na chapa do ex-rival Vital que buscava a reeleição em 2020. A dupla derrota o ex-Deputado Benjamin Maranhão em uma eleição decidia por um pouco mais de 1% dos votos.

Agora como cabeça de chapa, Availdo teve o mesmo Benjamin como adversário, vencendo o pleito deste ano de forma um pouco mais tranquila ao atingir pouco mais de 52% dos votos.

Pedro Jarson – Olivedos: A carreira política de Pedro Jarson começa no ano 2000, quando tenta sem sucesso se tornar Vereador. Após outra derrota em 2004, Pedro se coloca como companheiro de Deusinho na disputa pela Prefeitura em 2012.

A dupla perde a eleição em uma disputa acirradíssima, mas derrota o Prefeito Gregório em 2016 e se reelege em 2020, o que abriu espaço para o nome de Jarson ser escolhido para o pleito deste ano.

O Vice-Prefeito venceu o pleito com pouco mais de 59% dos votos, naquela que foi sua primeira vitória como cabeça de uma chapa.

Ricardo Aires – Cabaceiras: O grupo Aires vem comandando a política de Cabaceiras nos últimos 20 anos. Ricardo Aires disputou a sua primeira eleição em 2004, quando se tornou Prefeito de Cabaceiras. Reeleito quatro anos depois, Aires indicou o seu irmão Luiz, como seu sucessor.

Luiz venceu o pleito de 2012, mas abriu mão da reeleição para a candidatura do Vereador Tiago Castro, que teve como companheiro de chapa, o ex-Prefeito Ricardo. Após a vitória de 2016, Morais e Aires foram reeleitos ao atingirem mais de 92% dos votos, em um embate contra Kleitinho.

Após os oito anos como Vice-Prefeito, Ricardo voltou a ser cabeça de chapa, em uma disputa contra Toca Macedo (PT), na qual venceu com pouco mais de 85% dos votos.

Tita de Biu Domingos – Caturité: Itamilson Francisco da Silva, mais conhecido pelo apelido de Tita de Biu Domingos é um companheiro antigo do Prefeito Zé João. Vice-Prefeito entre 2005 e 2012, Tita teve um mandato na Câmara entre 2013 e 2016 até retornar como Vice de Zé João que ganhou mais outras duas vezes.

Em 2024, Tita teve a sua chance de ser Prefeito e não fez feio, sendo eleito com pouco mais de 62% dos votos.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba