Um dos principais assuntos da política em 2024 é a situação em Campina Grande. A possível ruptura da aliança entre o Prefeito Bruno Cunha Lima e o Deputado Federal Romero Rodrigues, vem movimentando o cenário visando às eleições de outubro.
Romero que foi Prefeito da Rainha da Borborema entre 2013 e 2020, apoiou Bruno no pleito de 2020, e conseguiu eleger o sucessor em um um primeiro turno tranquilo. Nas eleições de 2022, Bruno retribuiu a aliança e ajudou Rodrigues a se tornar o Deputado Federal mais votado em Campina, com uma vantagem de quase 60 mil votos para o segundo colocado.
Mesmo com vários indícios de um rompimento entre os dois, Romero ainda não se manifestou publicamente, para negar o fato ou se colocar como adversário de Bruno de formar oficial. Com essa indefinição, outros nomes aparecem como postulantes ao cargo, se destacando o Deputado Estadual Inácio Falcão e os ex-Secretários Jhony Bezerra, Rosália Lucas e André Ribeiro.
Pensando nessa pauta que diariamente movimenta os portais de política no estado, nós conversamos com 5 dos principais jornalistas políticos da Paraíba, trazendo análises detalhadas e os desdobramentos que cada um aponta, para as definições .
Márcio Rangel – Jornalista com passagens por Record e SBT e atualmente na Arapuan, onde comanda o Paraíba Verdade em Campina Grande. Márcio também é dono do Blog do Márcio Rangel, do podcast Mr Cast e Secretário de Cultura de Lagoa Seca.
Rangel acredita que Romero não será candidato, ” Eu até já comentei isso na rádio, eu não acredito que Romero será candidato. Romero por ser um político experiente, está atropelando muitos prazos para alguém que queira ser candidato. Acredito que mesmo com as rusgas com Bruno, o único lugar que ele tem apoio é na oposição junto aos Cunha Limas, os Morais e não existe nenhuma indicação de aproximação com João, pois Romero nunca fez um elogio público a João ou ao Governo”.
Márcio afirma que Inácio Falcão deveria ser o candidato do Governador, pois vem se mantendo fiel ao grupo nas últimas eleições, ” Inácio está ao lado do Governador nas últimas eleições e agora não é recompensado por essa ajuda. Jhony é um bom nome, um cara técnico, mas politicamente ele não tem a força de Inácio. Se o Governador não conseguir chegar a um consenso nessa situação entre Jhony e Inácio, não duvide que o Deputado busque outro rumo”.
” Se formos pegar o exemplo de 2020, Inácio já era da base do Governador e preferiu apoiar a candidatura de Ana Cláudia Vital, e se formos olhar o filme de 2024, é algo idêntico, pois Inácio vai acabar ficando em segundo plano de novo”.
Rangel diz que a saída de Rosália Lucas da Secretaria de Turismo foi algo pensado pelos Ribeiros, ” A saída de Rosália foi algo estratégico, pois ela tem influência e estrutura ao seu lado e os Ribeiros sabem que ela pode ter espaço em alguma das chapas”.
Josusmar Barbosa – Dono do Blog do Manso, participante do programa Ideia Livre, da Rede Ita e radialista famoso em Campina, Josusmar elenca o retrospecto de desistências de Romero, o que acaba deixando difícil prever o que o Deputado irá fazer,” Em 2018 ele iria ser candidato ao Governo e desistiu, nas últimas eleições existia um rumor que ele poderia ser o Vice de João ou o candidato a Governo da oposição e ele também desistiu, e com esse silêncio de Romero fica complicado saber o que ele pensa”.
O jornalista acredita que existem vários cenários que podem impactar os rumos da próxima eleição, ” Romero pode continuar calado, pode voltar a apoiar Bruno e pode ser candidato com apoio do Governo ou de uma forma independente, a decisão de Romero, é a pergunta de um milhão de reais”.
Barbosa afirma que Inácio Falcão tem mais capital político, mas que o apoio do Governador pode elevar a candidatura de Jhony, ” Pelas últimas pesquisas, quem aparece como terceiro colocado é Inácio. Ele já foi Vereador, candidato a Prefeito e Vice-Prefeito e está no terceiro mandato na Assembleia, se alguém fizer uma pesquisa em Campina, ele é muito mais conhecido que Jhony”.
” O problema de Inácio é que ele não consegue adentrar nas classes A e B e Jhony pode ser esse cara a angariar os votos dos mais ricos e dos empresários, junto com o apoios dos Vereadores, que pode ajudar muito Jhony nessa disputa”.
Josusmar acha que um embate entre Romero e Bruno irá parar Campina ” Se Romero não for candidato, às pessoas vão decidir se querem mais quatro anos de Bruno no poder, mas se Romero resolver ser candidato, a população vai colocar na balança, os oito anos de Romero e o mandato de Bruno, em uma disputa familiar que irá parar a cidade”.
Napoleão Soares – Professor, pós-graduado em Ciências Ambientais, História do Brasil e Comunicação e Marketing Político, com atuação na administração pública estadual e municipal. Durante sua trajetória, passou pelo Exército Brasileiro como Oficial da Reserva, foi estagiário do Banco do Brasil e Assessor Político.
Atualmente é editor chefe do blogchicosoares.com, correspondente político de diversos portais de João Pessoa e apresenta o programa Panorama Paraíba na Pop FM.
Napoleão acha que a indecisão de Romero é algo recorrente e que fica difícil saber o que o ex-Prefeito pensa, ” Em 2018 ele era o candidato natural da oposição, na época como Prefeito de Campina, mas não quis ser candidato e no último minuto colocaram Lucélio. Em 2022, ele ensaiou uma ida para o Governo João, inclusive indicando nomes para o Governo, mas desistiu de ser o Vice de João, voltando para a oposição e indo disputar uma vaga em Brasília”.
O jornalista acha que Romero continua em silêncio, pois ele sabe que se for candidato, irá vencer a eleição, ” Todo mundo acaba ficando refém de Romero, Bruno não fala nada, a oposição o corteja, porque o Governo não consegue achar um candidato com potencial, e com isso ele nada em águas tranquilas, porque sabe se for candidato, ele será o Prefeito em Janeiro de 2025″.
Soares acredita que Inácio é o nome da oposição que atualmente tem mais potencial, mas acredita que se Romero não disputar, Bruno será reeleito ” Inácio tem um trabalho muito forte na saúde de Campina e sempre vem conseguindo bons números nas disputas estaduais, mas se Romero não se candidatar, Bruno continuará a ser Prefeito de Campina”.
Hamilton Silva – Dono do Blog do Hamilton Silva, página que cobre a região da Rainha da Borborema, o jornalista afirma que Romero tem tudo para sair candidato, mas acredita que ele não será. Hamilton disse que todos que estão mais próximos do Deputado como Tovar e Márcio Melo, o colocam como candidato, mas que Romero acaba ficando muito escondido dos campinenses. Uma outra coisa que o jornalista destaca é que Romero está sendo visto como uma pessoa que fica no silêncio, prejudicando seu próprio grupo, muito por não gostar da entrada de Veneziano no grupo, o que acabou ofuscando sua atuação dentro da Campina.
Agora falando dos nomes que se colocaram oficialmente como candidatos, Hamilton acha o Doutor Jhony, o nome mais forte, pois todos os Vereadores da oposição estão ao lado do ex-Secretário e João nunca mencionou o apoio a Inácio. Ele acredita que o Governador teve que se lançar o nome de Jhony, pois com o silêncio de Romero, João se sentiu na obrigação de colocar um nome na rua.
Mas mesmo com toda disputa na imprensa e nos bastidores, Hamilton acredita que se Romero não for cabeça de chapa, será muito difícil para que Johnny ou qualquer outro nome da oposição tenha alguma chance de derrotar Bruno.
Marcelo José – Marcelo José é jornalista formado pela UFPB, e advogado com graduação em Direito pelo Unipê. Começou na imprensa em 1991 na equipe de esportes da Rádio Arapuan AM. Foi repórter no Jornal O Momento, depois no Correio da Paraíba. Apresentador de esportes na TV Correio. Foi âncora em programas de rádio na 98 FM , na Arapuan FM , 101 FM e na Rádio Sanhauá AM, atualmente é dono do blog https://marcelojose.com.br/ e faz parte da bancada do A Voz da Paraíba na FM Líder.
Marcelo é o único jornalista que crava a candidatura de Romero Rodrigues, ” Eu acho que Romero não tem mais como desistir de lançar a sua candidatura. Ele criou um clima na cidade, que se ele desistir à essa altura, vai acabar sendo prejudicial para o próprio Romero”.
” Eu vejo dois aspectos nesse caso, os aliados de Romero na cidade se voltaram contra Bruno publicamente e repetem que Romero será candidato. Romero criou uma expectativa no eleitorado e se ele não for candidato, o Deputado irá frustrar os eleitores que querem votar em Romero e que o colocam em primeiro nas pesquisas”.
O jornalista acha que Romero tem duas opções para sua candidatura, ” Ele pode sair candidato ao lado do Governador ou pode se aliar a vários partidos menores e esperar que os apoios cheguem ao seu colo, sem necessariamente ter que ir atrás de ninguém”.
Marcelo afirma que os nomes postos pela oposição não tem a força necessária para uma disputa contra Bruno e que a decisão de Romero definirá os rumos da oposição, ” Inácio sempre aparece bem nas pesquisas, mas depois acaba caindo durante a campanha, Jhony e Rosália não tem capital político. Mas se Romero não sair candidato e indicar a esposa ou o irmão como Vice de uma das chapas, a coisa muda de figura e esses nomes podem ter mais chances em um segundo turno”.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba