Faltando ainda mais de um ano para as eleições gerais de 2022, os pré-candidatos aos cargos eletivos já iniciam as articulações para o lançamento das chapas proporcionais e majoritárias, mas enquanto não colocam o bloco na rua, uma das preocupações é com o marketing pré-eleitoral, essencial para o êxito no próximo ano.
Na Paraíba, além dos pré-candidatos ao Governo do Estado, já são conhecidos os nomes que provavelmente vão compor as chapas como candidatos ao Senado. Pelo menos quatro deles já manifestaram a intenção ou sinalizaram que vão disputar as eleições: Aguinaldo Ribeiro (PP), Bruno Roberto (PL), Efraim Filho (DEM) e Ricardo Coutinho (PSB).
Apesar das divergências políticas e partidárias, eles têm uma estratégia em comum: a exploração das redes sociais, seja para expor seus pontos de vista sobre discussões políticas ou para compartilhar informações sobre suas rotinas profissionais e pessoais, criando uma ligação com o seguidor (pretenso eleitor).
Dando continuidade à série sobre a presença desses atores políticos nas redes sociais, a reportagem mostra hoje o desempenho dos postulantes ao Senado em 2022, na Paraíba, e a quantidade de seguidores que eles mantém em cada plataforma.
No topo da lista, aparece o ex-governador Ricardo Coutinho. Prestes a se filiar ao PT, o socialista tem explorado as redes sociais com lives, compartilhamento de entrevistas e informações sobre reuniões partidárias.
São 69,9 mil seguidores no Instagram, que tem sido bastante explorada por ele. O maior público, porém, está no Twitter, com 220 mil, e no Facebook com 213 mil, totalizando com 502, 9 mil nas três plataformas.
Apesar do apoio que detém nas redes e entre a militância de esquerda, Coutinho tem em seu desfavor decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que podem impedir sua candidatura por inelegibilidade.
Efraim Filho (DEM)
Em seguida, com segundo maior público nas redes sociais, aparece o coordenador da bancada da Paraíba, Efraim Filho (DEM).
O democrata tem ao todo 109,9 mil seguidores, sendo 29,9 no Instagram, 52 mil no Facebook e 28 mil no Twitter. O parlamentar usa as redes sociais para expor sua atividade parlamentar, a interação que mantém com eleitores e aliados bem como traços da vida pessoal.
Aguinaldo Ribeiro (PP)
Embora tenha um perfil discreto, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) não deixou de lado as redes sociais. Ele utiliza as plataformas principalmente para atualizar os seguidores sobre suas atividades legislativas bem como para opinar sobre os temas em discussão no Congresso Nacional. O deputado reúne ao todo 23,7 mil seguidores nas três plataformas.
Bruno Roberto (PL)
Por fim, o pré-candidato Bruno Roberto (PL) mantém 18,1 mil seguidores nas redes sociais, sendo 12,9 mil no Instagram, 4,1 mil no Facebook e 1,1 mil no Twitter. Além de opinar sobre temas polêmicos, que pautam votações no Congresso Nacional, o filho do deputado federal Wellington Roberto (PP) mantém a interação com seguidores expondo sua rotina acadêmica, de estudos e dicas de esporte e lazer.
Para o professor de jornalismo e pesquisador em Cibercultura, Emilson Garcia, na nova conjuntura midiática, as redes sociais tem tido papel importante na prática política. “Desde a mobilização em torno de uma causa coletiva até a militância virtual em torno de um candidato. Ser ativo nas redes sociais é preponderante pra ganhar uma eleição e manter o vínculo com a população, que precisa conhecer as ações do candidato eleito”, lembrou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba