Berço de algumas das maiores lideranças da Paraíba, a cidade de Campina Grande respira política. Pouco depois das eleições municipais de 2020, que elegeu Bruno Cunha Lima (PSD) como o novo prefeito, o município já conta com prováveis candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. Neste sábado (20), a reportagem traz os nomes de pré-candidatos da Rainha da Borborema e nas cidades circunvizinhas.
Enquanto que na disputa majoritária, o governador João Azevêdo (Cidadania) caminha para disputar a reeleição, tendo como primeiro oponente, já declarado, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), para o legislativo são cotadas lideranças que venceram a disputa de 2020, pré-candidatos ligados a gestores municipais ou mesmo candidatos que não obtiveram a vitória no ano passado.
A vereadora e ex-deputada Eva Gouveia é uma das prováveis postulantes ao cargo de parlamentar. Ela poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ou na Câmara dos Deputados. Esposa do deputado Rômulo Gouveia, falecido em 2018, ela deseja manter o legado do marido na política. Eva foi candidata ao cargo de 1º Suplente de senadora de Cássio Cunha Lima naquele ano, não tendo sido eleita.
Ainda em Campina Grande, outros prováveis candidatos são o vereador Olímpio Oliveira (PSL), reeleito vereador em 2020, e o atual presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso (Republicanos). Este último, inclusive, confirmou que está sendo lembrado para a disputa. “Eu estou muito focado na administração da Câmara Municipal, mas já existem acenos de eleitores, de amigos, para que eu já comece a pensar em me lançar a deputado estadual”.
Também deve entrar na disputa do ano que vem a médica e ex-secretária de saúde da cidade, Tatiana Medeiros. Ela foi candidata a vice-prefeita na chapa de Inácio Falcão no ano passado. Ex-aliada do senador Veneziano Vital do Rêgo, a médica pode disputar uma vaga na Assembleia, assim como fez em 2014. Na época, não conseguiu se eleger. Ela também já disputou o cargo de prefeita de Campina Grande em 2012, não sendo eleita.
Outras cidades
O Prefeito de Lagoa Seca, Fábio Ramalho (PSDB), e o de Esperança, Nobinho (PP), da região de Campina, são lembrados para uma vaga na Assembleia. O ex-prefeito de Boqueirão, João Paulo Li (PSD) também poderá entrar na disputa. Outros nomes lembrados são o do empresário Felipe Lago e o do ex-prefeito de Alagoa Nova, Kléber Morais, todos para uma vaga no legislativo estadual. Por enquanto, eles atuam no âmbito das possibilidades, mas com chances reais de entrar na disputa.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba